Juliano P. Sant'ana 18/10/2016 12:10
    Travessia Target - Serra Fina 3 Dias - Set/2016

Finalmente realizamos a clássica travessia SERRA FINA e logo em 3 dias. Mais difícil do Brasil? Humm... Não sei! Mas que é PUNK, ah isso é!

Dizem ser a travessia mais difícil do Brasl. Polêmica? Pode ser...
    Esse ponto de vista depende muito da condição de quem vai lá encarar a criança.
    Costumo dizer que nós somos "montanhistas em evolução", longe da condição de um profissional. Somos pessoas comuns mesmo, socados de correria na cidade e a mercê dos prazeres da mesa! kkk!!

MAS, diante de nossos planos, procuramos treinar, nos manter ativos 4x a 5x por semana pelo menos. É treinamento funcional, corrida na rua, corrida na trilha, trekkings curtos e travessias dos mais variados tipos, com escalaminhadas ou não, subidas insanas ou não. Enfim...

O fato é que, independente do rótulo que a galera ou as mídia de aventura dão para esta parte da Mantiqueira, a bichinha é sinixxxxxxtra mesmo!!! hehehe!!! Apesar disto, tocamos o terror. Fomos em 3 pessoas, sendo este que vos escreve (Juliano Sant'Ana), Emerson Bernardes (Sócio na TARGET) e o Guilherme Simões (Pai da "Julietti", marido da Juliana e criador do projeto MONTANHA PARA TODOS). Os 3 em alguns momentos em ritmos diferentes, nos afastando as vezes e nos encontrando outras várias vezes. O que não era problema, até porque na montanha é muito bom estarmos nós conosco mesmos. rsrs.. refletindo e superando as adversidades do caminho, gerando fortes reflexões sobre nossas condições, nossas limitações, fazendo um check up geral.

O primeiro dia foi duro. Chegar no Capim Amarelo e seguir adiante até a base da Pedra da Mina foi um desafio em tanto, levando em consideração a administração da água (situação clássica desta travessia) e o peso da mochila. Foram na realidade 10h40 aprox. (no tracklog está 11h44, porém esqueci de desligar o relógio.. kkk), mas decidimos acampar na base da mina, por cansaço e de certa forma, por imaginar que estaria lotada.

E não deu outra!! Foi o melhor que fizemos. Saímos tranquilos no dia seguinte e pudemos observar pelos vestígios que não haveria espaço na noite anterior. Tocamos adiante melhorando consideravelmente o ritmo, alcançando alguns grupos no RUAH, porém lá paramos, tomamos um banho e abastacemos nossos reservatórios de água. 6L pra conta!! Ou seja, mais 6kg na bagagem! E lá também houve o momento tietagem.. kkk.. Estávamos com o Guilherme, fenômeno do programa Fantástico da Globo com a história emocionante da Juliana e Julietti. Alguns parceiros de trilha reconheceram o figura e aí foi foto para um lado, autógrafo para outro.. muito astral e energia positiva!! Coisas da montanha!!

Perdemos um bom tempo lá, mas não estávamos muito preocupados!! Até porque o banho gelaaaaaaaaaaaaado foi renovador. Retomamos a caminhada com nossos próprios ritmos (juntos e separados.. rsrs) e novamente nos aproximamos de alguns grupos, mas neste momento já próximo do Pico dos 3 estados e chegando lá.... ADIVINHEM!! LOTADAÇO!! Já haviam sido 8h e uns quebrados. Aquela subidinha ("dinha" é elogio.. rsrs) dos 3 estados foi uma coisa de maluco e o acampamento já era uma obsessão. Mas, não teve jeito!! Precisamos seguir e acabamos descendo por mais 1h30 mais ou menos, sem achar um espaço sequer para acampar. Decidimos pernoitar onde dava, no meio da trilha onde tinha um pequeno clarão na mata.. foi ali mesmo!! Durante a noite, alguns trilheiros reclamaram bastante, mas não tinhamos o que fazer.. rsrs.. restava pedir desculpas! kkk...

No 3o dia, o amanhecer foi fantástico, visualizando o nascer do sol atrás do Agulhas Negras no Itatiaia. Imagem para a memória!! Depois desta benção, seguimos adiante pegando logo na frente um paredão exposto e molhado com a umidade da noite. Sobe, desce, sobe, desce, sobe, desce... e.... DESCE PRA CACETE!!! Aí é controlando o joelhinho com tanto impacto e tocar o terror até o Pierre. Como era nossa primeira vez (Minha e do Emerson. Guilherme já era macaco velho na Serra Fina), chegando no Pierre desceu a adrenalina e veio a felicidade.. CHEGAMOS!! ACABOU!! Daí, veio a notícia!! Não não... não acabou! Ninguém para mais no Pierre. Agora tem que ir até o asfalto!!

Me atrevo a dizer: FOI PIOR QUE A SERRA INTEIRA! hahahaha!!
    Um sol na cabeça, a mente já pedindo pra parar, o joelhão numa tremedeira com o menisco mandando lembranças. DEUZOLIVRE!!! A felicidade foi que ao chegar no asfalto, nosso resgate já estava a espera e com uma COCA COLA (quente, mas tá valendo.. kkk).

Obviamente que ao chegarmos em Passa Quatro, Guilherme nos levou até um ponto clássico de beira de estrada para comermos um PASTEL e tomar a famosa guaraná MANTIQUEIRA. Além disso, era o lugar que foi criado entre ele e seus amigos de montanha, o nome MONTANHA PARA TODOS!!

Foram dias incríveis e abençoados com um clima maravilhoso, paisagens sensacionais e amizade.
    O aspecto negativo certamente fica ao observarmos "falsos montanhistas" SUJANDO a montanha com total desrespeito. Número 2 mesmo.. (isso mesmo que você está pensando), nem se fala. Papel higiênico, lenço umidecido jogado aos cantos. É LAMENTÁVEL!! Nem o trabalho de enterrar algumas pessoas tem! Enfim!! Isso é polêmico e cabe a nós sermos vigilantes e cobrarmos na medida do possível, com as ferramentas que temos, como as mídias sociais, mais respeito com as montanhas e a natureza.

ENTÃO!! Voltando na pergunta: É a travessia mais difícil do Brasil?
    De fato NÃO SEI!! Fácil não é!! Mas é uma das MAIS LINDAS do Brasil, isto se não for a MAIS.
    Foi inesquecível e a vontade de voltar é grande. Talvez na próxima eu volte para 4 dias, para curtir mais as paisagens, os cumes. Em 3 dias o ritmo é forte e o lance é tocar para frente e para o alto.

Quem quiser conhecer mais a TARGET e nossas aventuras, sinta-se em casa. Visite lá nosso site:
    www.targetaventura.com.br e também nos siga nas redes sociais:
    FACE: https://www.facebook.com/projetotarget
    INSTA: https://www.instagram.com/targetaventura/

Temos feito algumas outras loucuras pelo brasilsão e lá fora também, com destaque para a BOLÍVIA, que é um lugar SENSACIONAL e com uma relação custo/benefício fortíssima.

E para fechar, deixo a dica sobre as travessias aqui de nosso estado, na SERRA CATARINENSE. Em nosso site tem algumas imagens. Organizamos algumas várias por lá. Em 2017, estamos fechando o calendário. tendo interesse, é só entrar chamar a gente: contato@targetaventura.com.br

Grande Abraço a todos!
    BONS VENTOS e #paraoaltoeavante!

Juliano P. Sant'Ana
    TARGET Aventura e Treinamento

Juliano P. Sant'ana

Publicado em 18/10/2016 12:10

Realizada de 08/09/2016 até 10/09/2016

Edson Maia 18/10/2016 13:03

Sensacional o relato Juliano! Fiz a Serra Fina em agosto e pegamos eguei um clima muito favorável... foi alucinante... fiz no meio de uma semana, eu tinha a preocupação de pegar a trilha o quanto mais vazia possível, já pensando nessas paradas que vc citou: picos crowdeado e seus efeitos colaterais... deu certo, eram apenas três grupos, contando o meu. Serra Fina é alucinante mesmo. Abraço.

Bruna Fávaro 18/10/2016 14:23

Adorei o relato sincero, Juliano! hahaha Essa parte do Pierre até a rodovia é interminável né!? Puts, queria uma surgisse pelo menos uma bike pra descer aquela ladeirada toda. E nossa, 3 dias, nem me atrevo. rsrs

Edson Maia 18/10/2016 16:43

Ahh... o resgate que contratei, pegou nossa trupe na porteira do Pierre... ;) muito pontual, quando chegamos lá, já estava nos aguardando.

Luiz Carlos G Lira 19/10/2016 12:46

kra muito bom. Lá é meu projeto para 2017. Mas quero 4 dias, ouvi falar mesmo que 3 dias seria o suficiente mas rapido. Este final de semana assisti uma palestra que falava sobre o desrespeito com a natureza como conta, inclusive teve um video da galera fazendo o percurso logo após o primeiro dia que iniciou a temporada de montanhas e era uma nojeita total, uma falta de respeito incrível, inclusive próximo a margem das águas. Mas enfim. Obrigado pelo relato, vai me auxiliar muito.

Juliano P. Sant'ana 20/10/2016 17:57

Valeu Luiz!! Vai de 4 dias, tranquilinho, curtindo as paisagens e tendo tempo para dar umas paradinhas nas ladeiras acima.. kkk... Porque vai precisar! Mas vale muito a pena! E realmente, tem uma galera FODA mesmo. Uma pena!! Temos é que fazer barulho contra essa raça!! #paraoaltoeavante ABRAÇOS!

Juliano P. Sant'ana 20/10/2016 17:59

BRUNA.. 3 dias é punk mesmo! Ainda mais na primeira vez! kkkk.. Mas foi TOP! Porém na próxima, vou em 4 dias para curtir mais a caminhada e o visu!

Emerson Fernandes 22/10/2016 19:39

Parabéns pela trilha e obrigado por compartilhar conosco sua experiência!

Vagner Ferreira 16/05/2018 11:44

Parabens Juliano! Me inspirou ainda mais =) quinta feira agora (17/5) estou indo pra la com mais 3 pessoas. Tbm vamos fazer em 3 dias, mas vamos mudar um pouco do seu. Ja na noite de quinta pra sexta vamos andar até o quartzito (1o camping), sexta andar até a pedra da mina, sabado tentar chegar ate o 3 estados, e domingo descer tudo =)

Juliano P. Sant'ana

Blumenau - Santa Catarina

Publicitário, Consultor de Marketing / Branding, PALESTRANTE, Treinador Empresarial, Montanhista, Viajante, Fotógrafo (Amador). Pensamento Positivo é minha regra... Motivação!!