Tiago Borges 22/04/2019 20:34
    Base Prateleiras (PNI) com a família

Ao invés do convencional almoço de domingo de páscoa, uma trilha leve com a família no Parque Nacional de Itatiaia

Durante algum tempo meu pai me acompanhou em algumas trilhas na região da serra da Mantiqueira, serra da Bocaina e litoral norte, tentamos levar meu irmão mais novo em uma dessas trilhas e na primeira tentativa dele pegamos três dias de chuva intensa na serra da Bocaina, o que frustrou um pouco sua ideia do que era fazer trilha. Depois acabei levando minha irmã para uma trilha no litoral e minha mãe e meu pai em duas outras trilhas, mas nunca havia conseguido juntar todos.

Fazia bastante tempo que eu não ia até o Parque Nacional de Itatiaia fazer trilhas e quando eu digo bastante tempo, é bastante tempo mesmo, já faziam 13 anos que eu não voltava lá. Sheron e eu decidimos então fazer um bate e volta para explorar alguma coisa e desenferrujar um pouco já que trilha não esta sendo algo corriqueiro nesse ano.

Na sexta-feira (19/04) estive na casa dos meus para comer um bolo comemorando meu aniversário e do meu irmão e perguntei a minha irmã e meu cunhado se queriam nos acompanhar, no sábado voltei para almoçar na casa dos meus pais e durante o almoço planejamos então um domingo de páscoa diferente, um domingo de páscoa em família na montanha.

O Plano era irmos todos, mas meu irmão bicho preguiça não queria acordar cedo, então dessa vez, quase consegui reunir a família inteira numa única trilha rsrsrs

Saímos de Pinda as 5h da manhã em direção ao PNI, eu não lembrava nem mesmo como chegava lá. No caminho peguei o amigo Renato e sua esposa Katy e partimos então Sheron, meus pais, minha irmã, meu cunhado (primeira trilha, acabou passando no teste rsrs), Sheron, Renato, Katy e eu. A escolha da trilha tinha q ser algo leve, pedi umas dicas a uns amigos e no final acabamos escolhendo a base das prateleiras.

A trilha é bem tranquila, com pouco desnível topográfico e belas paisagens, ótima para iniciantes.

Fazer trilha com os amigos é sempre gratificante, agora fazer trilha em família dessa forma é incrível, o ritmo é bem diferente, mas a vibe é outra, o ambiente fica muito agradável, a natureza sempre aproxima mais as pessoas. Ficamos um tempo lá na base admirando a paisagem e descemos em ritmo leve, fizemos uma pausa em Itamonte para um almoço e depois voltamos para casa.

Aquele tradicional almoço de domingo se tornou um agradável passeio no parque, uma experiência que eu recomendo a todos ;-)

Por coincidência, a última trilha que meu pai fez comigo foi a Serra Fina em 2015 e ao chegar na base das prateleiras temos um visual espetacular justamente da Serra Fina e todo seu esplendor. Uma agradável surpresa :-)