Tiago Borges 02/10/2017 17:13
    Cachoeira Das Posses – Parque Nacional Da Serra Da Bocaina

A Cachoeira das Posses é uma das cachoeiras da parte alta do PNSB e por ser um pouco mais afastada da portaria, geralmente esta vazia.

Hiking Cachoeira

A Cachoeira das Posses é uma das cachoeiras da parte alta do Parque Nacional da Serra da Bocaina e por ser um pouco mais afastada da portaria do parque, geralmente esta vazia.

Com águas geladas e cristalinas e uma queda de aproximadamente 30 metros de altura, é uma excelente opção para esticar as pernas e aproveitar os dias de calor.

Características:

Dificuldade: média
    Distância ida e volta: 15,4 km
    Tempo estimado: 4 horas (ida e volta)

Parque Nacional da Serra da Bocaina

A trilha esta dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, para quem vai apenas fazer um bate e volta na cachoeira não é necessário autorização prévia, porém, o horário de visitação se restringe das 8h as 16h (ou até as 17h no horário de verão). Lembre-se de se comportar de acordo com as regras de um parque nacional, qualquer duvida entre em contato com o PNSB pelo telefone (12) 3117-2143

Precisa de guia?

Não é obrigatório a contratação de um guia. Para chegar até a cachoeira é só seguir pela estrada de terra até a bifurcação que da acesso a cachoeira e é tudo bem sinalizado, inclusive o atalho no meio do caminho.

Como chegar?

O inicio da trilha é na portaria do Parque Nacional da Serra da Bocaina, localizada a 26 km do centro da cidade de São José do Barreiro.

São José do Barreiro situa-se a 200 km do Rio de Janeiro, 278 km de São Paulo e 520 km de Belo Horizonte.

Quem vem do Rio de Janeiro deve seguir pela rodovia Presidente Dutra até Barra Mansa, entrando na RJ-157 em direção a Bananal, e dali seguindo até São José do Barreiro. Atenção: Em Bananal existe uma placa indicando “Serra da Bocaina”. Ignore essa placa, pois ela conduz a uma região da serra sem entrada oficial para o Parque.

A partir de São Paulo, segue-se pela rodovia Presidente Dutra, entrando em Silveiras (caminho mais demorado) ou Queluz (caminho mais rápido). Ambas as estradas conduzem a Areias e São José do Barreiro.

A partir de Belo Horizonte, segue-se pela BR 381, depois pela BR 267 até Caxambu e daí pela BR 354 até a rodovia Presidente Dutra. Na Dutra, toma-se o sentido São Paulo, até chegar a Queluz. Em Queluz segue-se em direção a Areias, e dali para São José do Barreiro.

A Cachoeira

A Cachoeira das Posses impõe respeito, ficar parado ouvindo o barulho de sua queda com aproximadamente 30 metros é incrível.

O caminho até ela é o mesmo da Trilha do Ouro, são cerca de 7 km desde a portaria até chegar na bifurcação a esquerda que da acesso a cachoeira e dali cerca de 700 metros até a base da cachoeira. Uma dica que me deram na primeira vez foi “preste atenção nas araucárias gigantes”, quando você começar a ver várias delas na trilha, esta próximo da entrada

Quando fazemos a trilha do ouro, esse é nosso ponto de pernoite no primeiro dia, você vai encontrar ali duas casas abandonadas (ou o que restou delas) e duas áreas de camping.

Passando essa casa você vai ver uma placa indicando o caminho a direita, só seguir a pequena trilha que logo começa a descer até a base da cachoeira.

Chegando na base, basta seguir o caminho nas pedras e andar no poço bem raso. Sua queda é bem forte e as pedras escorregadias, não da para chegar debaixo dela, mas da para se apoiar nas pedras próximas.

Do lado direito da Queda principal existe uma segunda queda menor e um poço um pouco mais fundo (entenda quase no joelho rsrs), ali da para você entrar debaixo da queda d’água.

Não há muitas opções para nadar a não ser na continuação do rio depois das pedras.

Como podem ver nas fotos, essa é uma cachoeira que geralmente fica bem vazia, então se quer um pouco de tranquilidade e água beeemmm gelada, essa é a cachoeira.

Uma dica bacana é quando estiver voltando para a portaria do parque dar uma passada também na Cachoeira Santo Isidro, ela fica a 1,5 km da portaria