AventureBoxExplore
Create your account
Cachoeira De Paquetá – Ilhabela/SP

Cachoeira De Paquetá – Ilhabela/SP

Secret point em Ilhabela em uma cachoeira com borda infinita de frente para o mar

Hiking Waterfall

No fim de semana(20/12/2015) estive com a Sheron e o João Paulo na Cachoeira de Paquetá, essa é uma cachoeira que não consta nos guias oficiais de Ilhabela/SP e achei ela sem querer olhando umas fotos na internet onde ela formava uma borda infinita e fiquei doido para conhecer, o grande problema é que não se acha nada dela.

Seguimos uma descrição de uma foto que dizia que ela ficava entre a praia do Julião e a Praia Grande, não achamos nada e paramos então na praia Grande para comer e pedir informações. No Restaurante do Barba nos informaram que eu deveria procurar o ribeirão de Paquetá ao invés de cachoeira de Paquetá e que ele ficava a mais ou menos 1 km para frente, sentido sul da ilha.

A entrada para ela fica a 1,8 km da praia grande na rua José Batista dos Santos, é a ultima saída a esquerda antes da “ponte curva”, se você chegar na ponte que faz uma curva para a direita, já passou da entrada, faça o retorno e pegue a primeira entrada a direita depois da ponte sentido norte da ilha.

Entrando nessa rua siga em frente sempre pegando a direita e você vai chegar em um estacionamento(ou algo parecido com isso), deixe o carro ali e siga a trilha a direita, não tem muito o que errar. Logo que chegamos fomos pedir informação em um bar que tem um pouco antes do estacionamento se essa era realmente a trilha para a cachoeira e o Anderson que mora lá, apelidado de Guarani se prontificou a nos levar até ela, então lá fomos nós seguindo o Guarani.

Com 5 minutos de caminhada já chegamos na primeira queda, na verdade são duas pequenas quedas com um belo poço para nadar.

Ficamos pouco tempo nessa queda, queríamos mesmo era chegar na queda que formava a borda infinita. Atravesse o rio e siga a trilha, vá seguindo os canos de água no chão que você vai chegar nas quedas superiores.

Depois da primeira queda, a trilha tem muito barro, muito barro mesmo, então se prepare para a diversão rsrs

com pouco menos de 5 minutos subindo já chegamos na segunda queda. Nadamos um pouco, aqui o poço é bem raso e é show ficar embaixo da queda.

Depois mesmo esquema, volte para a mata e continue subindo seguindo os canos de água até chegar na queda de cima.

Essa era a queda que procurávamos, não é a ultima, ainda pudemos avistar mais quedas acima, mas paramos nessa até por questões de tempo. Aqui existem dois poços, os dois acabam formando a tal borda infinita, o primeiro é bem escorregadio, tome bastante cuidado.

O segundo poço fica entre as árvores e eu achei mais legal, quando postei as fotos o pessoal disse que se parece bastante com a Janela do Céu em Ibitipoca, vale muito subir até ali.

Aproveitamos um tempo e descemos para procurar mais cachoeiras na ilha, valeu muito a pena procurar essa cachoeira, ela é linda e voltaremos para continuar subindo e descobrir quantas quedas são.

Lembre-se e muito de levar repelente, os borrachudos imperam ali.

Tiago Borges
Tiago Borges

Published on 03/06/2016 12:27

Performed on 12/20/2015

Views

3721

4
Guilherme Juliani Gomes
Guilherme Juliani Gomes 09/20/2016 01:02

Borrachudo lá é tenso mesmo, fiquei cheio. Mas um lugar realmente muito bom de se visitar

Paulo Lima
Paulo Lima 10/31/2018 11:18

Fala ai Tiago beleza? Que maravilha essa cachu e o seu relado bem detalhado. Então a tempos que pretendo conhecer essa cachoeira e pelo que voce explicou me parece bem fácil de achar. Voce que citou o Guarani que guiou voces, acha necessario um guia ou no caso eu poderia arriscar subir sozinho? Outra pergunta, eu sempre viajo de moto. Nesse local que parece um estacionamento, voce acha de boa deixar a moto lá? Abraço

Tiago Borges
Tiago Borges 11/05/2018 08:49

Fala Paulo, cara não precisa de guia não, é muito simples de chegar na cachu, o guarani acabou indo conosco pq estava lá msm rsrsrs Sobre o local para deixar a moto, quase em frente ao local que seria o estacionamento tem um boteco, creio que se trocar um ideia ali fica suave deixar a moto.

Paulo Lima
Paulo Lima 11/05/2018 09:13

Valeu Tiago! Abraço