AventureBoxExplore
Create your account
Laguna Esmeralda - Ushuaia

Laguna Esmeralda - Ushuaia

A Laguna Esmeralda é um clássico em Ushuaia e sem sombra de dúvida não pode ficar fora dos seus planos pela Terra do Fogo na Argentina.

Hiking

A Laguna Esmeralda é um clássico em Ushuaia e sem sombra de dúvida não pode ficar fora dos seus planos pela Terra do Fogo na Argentina.

Alimentada pelo Glaciar Ojo del Albino que está no topo das montanhas ao fundo vale, a laguna recebe rochas que são carregadas para a água durante o degelo e os mineiras presentes nelas resultam nessa a coloração verde esmeralda espetacular.

Características

Dificuldade: Leve – Nível 2 – Entenda
Distância: 9,6 km (ida e volta)
Altitude Máxima: 411 m
Circular: Sim

O que tem por lá?

Além da espetacular laguna esmeralda, a trilha para chegar até lá é um misto de paisagens, no começo caminhamos por um lindo bosque fechado e logo depois chegamos ao turbal (um terreno repleto de turba). A turba é uma vegetação esponjosa, o que torna boa parte da trilha um terreno alagado, quando você pisa nela, bom você afunda hehehe

Além de belos bosques e muita turba, a trilha nos presenteia com rios gelados, vales, montanhas nevadas e muito, mas muito barro.

Também é possível avistar algumas castoreiras , diques construídos por castores. Os castores não são típicos da patagônia, eles foram introduzidos em 1946 na intenção de incentivar a produção de artigos com a pele do animal, mas você sabe o que acontece quando uma espécie sem predadores naturais é inserida em uma nova região? Isso mesmo que você pensou, DEU RUIM

Sem nenhum predador natural e com uma reprodução acelerada, os castores saíram do controle e tomaram diversos bosques (você vai encontra-los dentro do Parque Nacional Tierra del Fuego também). Mesmo não tendo predadores, seu instinto animal mantém os hábitos de segurança, fazendo represas para inundar o terreno e criar suas tocas no meio da área inundada. Outro problema é que seus dentes crescem durante a vida toda e para diminuir seu tamanho, eles precisam constantemente roer troncos e assim acabam derrubando muitas árvores.

Como Chegar?

A entrada da trilha esta localizada na Ruta Nacional 3, em um pequeno estacionamento a aproximadamente 17km do centro de Ushuaia (também existe uma segunda entrada, um pouco mais para frente pelo centro esportivo invernal Valle dos Lobos, mas é cobrada uma taxa para entrar).

Existem inúmeras agências de turismo que oferecem esse passeio e fazem o serviço de transfer, outra opção é o transporte regular com vans que saem do centro de Ushuaia, nós cotamos e saia $ 900,00 ARS por pessoa ida e volta e a outra opção é pegar um taxi ou remis até lá, essa foi nossa escolha e pagamos $ 1.200,00 ARS ida e volta (estávamos em 3 pessoas)
— Indico o serviço do Luis (Remis) para quem precisar de transporte pela cidade, nos atendeu super bem e nos levou para todo lado -> +54 9 290 152-2443

Da para acampar?

Sim, da para acampar o/. No lado direto da laguna existe um pequeno bosque onde as pessoas acampam, mas não existe nenhuma infraestrutura no local.

Se for acampar, traga TODOS seus resíduos, não deixe nada no local.

Precisa de guia?

A trilha é bem sinalizada, existem sinalizações azuis fixadas nas árvores por todo caminho e no turbal existem pequenos “totens” amarelos indicando a direção. No entanto, eu fiz a trilha no verão e apesar de muito barro, o caminho é tranquilo, no inverno com neve e pouco tempo de luz solar você deve pensar bem se seus conhecimentos são suficientes para essa navegação.

No centro de Ushuaia existem inúmeras agências que oferecem o passeio com algumas comodidades extras para quem não tem experiências e quer apenas curtir um dia na natureza.

Tiago Borges
Tiago Borges

Published on 01/03/2020 13:16

Performed on 12/26/2019

Views

622

8
Tiago Oliveira
Tiago Oliveira 01/06/2020 01:19

Tive aí no início de dezembro 2019 lugar fora de sério de tão lindo. A próxima vez quero fazer a travessia e também o glaciar Vinciguerra.

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira 01/06/2020 01:19

Excelentes fotos irmão.

Tiago Borges
Tiago Borges 01/06/2020 08:20

estive lá em dezembro tbm, passei o natal lá...qnd esteve? rsrs Eu tentei ir até o glaciar acima da laguna, mas eu estava com minha irmã que é digamos semi sedentária e começou a chover bastante, acabei desistindo por segurança, cheguei numa subida pesada no pé da montanha rsrsrs

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira 01/06/2020 08:24

Eu fui dia 9 e voltei dia 15. Foi pouco tempo aí não deu pra ir em muitos lugares, mas foi incrível, esse ano quero voltar e explorar mais.

Renan Cavichi
Renan Cavichi 01/21/2020 13:43

Cara, impressionante como a paisagem muda em relação ao inverno! Preciso voltar nessa época!

Flávio Gallo
Flávio Gallo 01/28/2020 10:45

Que fotos incríveis. Gostei também sobre sua explicação em relação aos castores. muito interessante. Show de viagem !

Tiago Borges
Tiago Borges 01/29/2020 12:10

Vlw Flávio :-)

Tiago Borges
Tiago Borges 01/29/2020 12:11

Renan eu estava vendo as fotos no inverno, fica irado e bem diferente, tds as trilhas conhecidas são molezas de fazer no verão, agora no inverno acho que já muda bem isso