AventureBoxExplore
Create your account
Pedra Da Macela + Lavandário – Cunha/SP

Pedra Da Macela + Lavandário – Cunha/SP

A Pedra da Macela esta localizada na cidade de Cunha/SP, possui 1.840m de altitude e dela é possível ter uma visão magnifica do mar.

Mountaineering Hiking

A Pedra da Macela esta localizada na cidade de Cunha/SP, possui a 1.840m de altitude e dela é possível ter uma visão magnifica de Ilha Grande e das baías de Angra dos Reis e Paraty, mesmo com toda essa altitude essa é uma trilha leve com pouco mais de 2 km por estrada asfaltada, permitindo assim um passeio para toda a família.

Características

Dificuldade: Leve – Nível 2 (Entenda)
Distância: 5 km
Altitude Máxima: 1.840 m
Circular: Sim

A Trilha

Fizemos essa trilha no domingo, dia 22/02/2015 e ela já fazia parte do calendário de trilhas do Fé no Pé para 2015.

Em dias de sol e céu aberto, no topo da Pedra da Macela tem-se um vista de 360º de Cunha e é possível avistar Ilha Grande e as baías de Angra dos Reis e Paraty, bom não foi o caso dessa vez.

Como essa é uma trilha mais tranquila, minha mãe, meu pai e o Bartolomeu (meu cachorro) me acompanharam na subida e o Renato Soares subiu correndo depois, nos encontrando lá no topo depois.

A trilha na verdade é uma estrada que Furnas utiliza para chegar ao topo da pedra, não existe nenhum segredo, basta seguir a estrada até o topo, zero dificuldade de navegação, logo após a porteira existe um pequeno rio caso seja necessário captar água para a subida.

A mata em volta da estrada esta muito bem preservada, mas não existem muitos pontos (para não dizer quase nenhum) com sombra na trilha, dessa forma, prefira iniciar a subida logo cedo para não pegar um sol muito forte.

Na última curva antes do fim da estrada você avistara o prédio de Furnas onde estão as antenas, ao chegar até ele você verá uma placa a direita indicando o caminho para o mirante.

No local não existe nenhuma infra-estrutura básica para visitação, existe apenas um pequeno espaço para acampar e por ser próximo as antenas de transmissão, não é permitido acender fogueiras. O ponto positivo é que a proximidade com as antenas garante sinal de celular no topo caso seja necessário.

Como eu disse no começo, acabamos pegando bastante neblina e a visibilidade foi pequena, mesmo assim vale o passeio, principalmente para quem assim como eu, adora estar entre as nuvens.

Fizemos a subida de forma bem leve, levando 45 minutos para subir quase 2,5 km, porém, o Renato Soares fez a subida em 19 minutos, então, diversão para todos os gostos, quem quer se desafiar tem uma bela subida e para quem quer um passeio em família a trilha proporciona também.

Para vocês terem um pouco mais de noção do que é a vista do topo da Pedra da Macela, abaixo fotos de amigos para ilustrar.

Foto: Carla Machado

Foto: Rafael Costa

Lavandário

Minha mãe queria conhecer o lavandário de Cunha e ele fica no caminho para a Pedra da Macela, então na volta acabamos parando um pouco por lá, ele fica no km 54,7 da SP 171, voltando da Pedra da Macela ele esta do lado direito.

Os campos de lavandas rendem boas paisagens e muita gente vai lá apenas para tirar fotos, porém, no local existe uma loja que vende inúmeros produtos feitos de lavanda, desde mudas, velas, óleos e até comidas que eu nem sabia que podiam ser feitas com lavanda como por exemplo bolachinhas doces de lavanda.

Você consegue mais informações no site www.lavandario.com.br

Para quem esta procurando aventura em Cunha esse é um destino que agrada pouco, mas quem esta em família e quer curtir um passeio um pouco diferente ou turístico é um boa pedida.

Tiago Borges
Tiago Borges

Published on 10/27/2015 09:17

Performed on 02/22/2015

Views

2890