AventureBoxExplore
Create your account
Travessia Couto x Prateleiras + Ruy Braga no PNI

Travessia Couto x Prateleiras + Ruy Braga no PNI

Travessia de dois dias saindo do posto Marcão na parte alta do parque e chegando no Hotel Donati na parte baixa do parque

Trekking Mountaineering

O ano passado foi muito ruim de trilhas pra mim, esse ano tentando tirar o atraso, comecei a pesquisar as trilhas dentro do PNI e cheguei até a Ruy Braga. Mandei mensagem para o Sereio e para o Mario Nery perguntando como era a trilha e o sereio já se animou para fazer também.

Fizemos alguns ajustes, o Sereio chamou a Raquel para ir junto e partimos para minha quarta trilha em quatro semanas (já é mais do que fiz ano passado inteiro kkkk) o/

A ideia era usar o Hotel Donati como base para a logisitica, ele fica dentro do Parque Nacional de Itatiaia na parte baixa.

Chegamos no hotel de noite, jantamos e dormimos no alojamento compartilhado. Pela manhã contratamos o transporte até a portaria da parte alta do parque com o Cabral (24 99938-5005) e deixamos o carro no hotel mesmo.

Iniciamos a travessia por volta da 10:20h, seguimos em direção ao morro do Couto e depois para a base das prateleiras, confesso que meio fora de forma e de mochila cargueira cansa um tiquinho kkkkk

Da base das prateleiras emendamos com a travessia Ruy Braga e seguimos sentido Abrigo Massena onde passamos a noite. O abrigo esta bem destruido, mas pelo menos na sua parte central ainda tem telhado, uma bela lareira e uma mesa. Chegamos nele mais ou menos as 15h, foram pouco mais de 11km, eu nunca cheguei tão cedo no destino do dia, não sabia muito o que ficar fazendo, montamos as barracas dentro do abrigo, depois armei a rede do lado de fora e ficamos lá sem fazer nada, só relaxando e esperando a noite chegar.

Fizemos um belo jantar, grão de bico com leite de coco e garam massala, linguicinha e arroz com brocólis e um vinho para acompanhar. Após o jantar que também foi cedo, decidimos ir dormir, eu logo apaguei e acordei com o sereio me chamando perguntando se eu conseguia ver o que estava roubando nossa comida, eu estava com tanto sono que nem minha lanterna eu consegui achar, o sereio saiu da barraca, não viu nada, quando ele voltou pra barraca, o bicho voltou a roubar nossa comida auhauahuahau

Na manhã seguinte acordamos um pouco mais tarde, preparei huevos rancheros de café da manhã, desmontamos tudo e partimos para finalizar a trilha, seriam mais 18km até o hotel donati de descidas e Zigue-zagues interminaveis.

Quando chegamos no posto de controle já na parte baixa do parque (ali onde ficam as cachoeiras), o sereio ligou com uma outra trilha que sai já dentro do Hotel Donati, sem precisar descer pela estrada do parque.

Chegamos no hotel, almoçamos e partimos de volta pra casa. Para quem pretende fazer essa travessia, esse esquema do Donati é uma bela opção.

Tiago Borges
Tiago Borges

Published on 05/09/2019 12:28

Performed on 05/09/2019

1 Participant

Thiago Araujo

Views

2073

1
Orlando Ferrer
Orlando Ferrer 05/23/2019 19:59

Parabéns pela trilha e obrigado pelas dicas, Tiago. Estou bem a fim de fazer essa trilha assim que puder.