AventureBoxExplore
Create your account
Trilha Das 7 Praias – Ubatuba/SP

Trilha Das 7 Praias – Ubatuba/SP

No passado ela se chamava trilha das 7 praias desertas, hoje elas já não são tão desertas assim, mas não deixa de ser uma bela trip

Hiking

No passado essa trilha se chamava trilha das 7 praias desertas, hoje elas já não são tão desertas assim, mas não deixa de ser uma bela trilha na cidade de Ubatuba/SP. A trilha esta localizada na mata atlântica e durante o trajeto você encontra belíssimos mirantes, vilas de pescadores e claro 7 praias.

Características

Dificuldade: Leve – Nível 2 (Entenda)
Distância: 8,9 km
Altitude Máxima: 227 m
Circular: A escolher

A Trilha

Essa é uma trilha bem tranquila, ideal para iniciantes e garante um belo passeio pelo litoral. Ela começa na Praia da Lagoinha e passa pela praia do Peres, Praia do Bonete, Praia Grande Bonete, Praia Deserta, Praia do Cedro e praia da Fortaleza.

Fizemos essa travessia no carnaval dia 02/03/2014, não recomendo faze-la em datas festivas onde o litoral esta cheio, a trilha acaba ficando com bastante turista o que tira um pouco a graça das “praias desertas”

Quem me acompanhou dessa vez foram meu pai, minha mãe, minha esposa e meu amigo João Paulo, essa foi a primeira trilha da minha mãe e da minha esposa.

Iniciamos nossa caminhada na praia da Lagoinha logo cedo. Para achar o inicio da trilha não tem segredo, ela começa no lado esquerdo da praia, logo após o rio (nos falaram que atravessaríamos com água até na cintura, mas dessa vez não cobriu nem a canela), o começo da trilha é uma caminha tranquila com muitas arvores, ainda com casas do lado esquerdo e com a maior quantidade de turistas devido a ser o caminho para algumas praias que só se chega de barco ou pela trilha.

Aproveite para apreciar a bela vista do mar do lado direito da trilha.

A caminhada até a praia da Bonete leva em torno de 1 hora com uma caminhada tranquila e parando para tirar fotos e apreciar a paisagem, as praias até lá tem uma infraestrutura simples, a praia do Perez já possui quiosque, na praia do Bonete existem uma infraestrutura melhor com quiosques, algumas casas e fica com bastante turista, aproveite para descansar até seguir caminho para a praia do cedro, desse ponto para frente a trilha já fica um pouco mais fechadas, com a primeira subida e já praticamente sem turistas. Para continuar a trilha vá até o canto esquerdo da praia, mas não siga a trilha que passa ao lado direito da casa vermelha, você precisa ir margeando a mureta do lado esquerdo da casa e entrar em uma pequena trilha entre as duas casas, dali para a frente começa primeira subida, ao final da subida vai existir um “cruzamento” com trilha para a esquerda e direita, continue em frente.

A subida judia um pouco mas o visual do topo compensa, ao final da subida a praia Deserta e a praia do Cedro se encontram a esquerda, são duas praias separadas apenas por uma pedra.

A Praia do Cedro é onde geralmente o pessoal acampa, a trilha para a praia da fortaleza fica mais ou menos no meio da praia, é uma subida com um trecho um pouco ainda mais fechado, dali até a praia da Fortaleza restam mais ou menos 40 minutos caminhando tranquilo.

Após o final da subida, caminhando mais alguns minutos já é possível avistar a ponta da praia da Fortaleza.

Após avistar a ponta faltam poucos minutos de descida, quando estiver praticamente no nível do mar haverá uma bifurcação na trilha, a trilha da direita leva até a ponta da praia da Fortaleza, a trilha da esquerda leva até a praia da Fortaleza, se decidir ir até a ponta deverá depois voltar e continuar a trilha da esquerda.
A praia da Fortaleza já é uma praia bem “populosa” com muitos barcos e lanchas ancoradas, barzinhos e tudo mais.

Daqui você tem três opções, voltar a trilha a pé até a praia da Lagoinha, pegar um ônibus e voltar pela Rio-Santos ou pegar um barco, nós escolhemos voltar de barco, a viagem dura pouco menos de 20 minutos e nos custou R$150 para 5 pessoas.

Essa é uma trilha que agrada a todos, quem nunca vez consegue faze-la sem maiores problemas e quem já tem experiencia pode curtir a beleza do litoral norte, só aconselho realmente não faze-la em feriados na alta temporada para poder curtir mais as praias, no passado a trilha se chamava “7 praias desertas”, hoje já não são tão desertas assim e durante os feriados menos desertas ainda.

Tiago Borges
Tiago Borges

Published on 10/27/2015 09:09

Performed on 03/02/2014

Views

2860