Tiago Korb 12/03/2019 21:12
    Ascensão ao Cerro Mercedário na Argentina (6720 metros).

O Cerro Mercedário é a oitava maior montanha andina. Pouco conhecida tem uma ótima rota de trekking.

Alta Montanha Trekking Montanhismo

Eu (Tiago Korb), Luciana Moro e Ediceu Pereira chegamos ao cume desta montanha no dia 25/01/2019. Entre a chegada e saída da mesma foram 10 dias sendo que o processo de aclimatação e primeira e única tentativa ao cume foram 8 dias.

Em nossas mochilas cargueiras carregamos tudo o que precisamos neste período, desde alimentação até vestuários e equipamentos completos para alta montanha (cerca de 25 Kg cada mochila). Não utilizamos mulas durante a ascensão e descenso.

Durante a subida encontramos o Henrique Franke (Santa Rosa RS), que havia feito cume no Everest na última temporada. Não conseguiu fazer cume e mencionou que o Mercedário era mais difícil que uma montanha de 8000 metros.

No dia do cume na madrugada não havia vento e com o avançar do dia o tempo foi piorando. Na subida com temperatura de -8 ºC houve sincelo (tapou de gelo nossas roupas e pele desprotegida). O tempo continuou a piorar com a temperatura descendo a -12 ºC, ventos de 45 Km/h com rajadas de até 70 Km/h e começou a nevar. No total pelo acumulado chegou a 25 Cm de neve fresca.

Não foram as melhores condições visuais, mas estávamos muito motivados e bem abrigados do clima. Por volta das 15:30 fizemos cume e retornamos imediatamente a La Hoyada a 5640 metros para o pernoite. Foram 13:30 horas de caminhada com no máximo 20 minutos do cume.

Saímos da montanha e fomos diretamente a Barreal (80 Km dali), para uma pela parrillada (1 Kg de carne para cada um), e boas cervejas. Comemoração pelos belos momentos vividos nos 10 dias!