Vinícius César 14/03/2021 16:07
    Hiking Mirante Caixa de Fósforo

Mirante Caixa de Fósforo - Vale dos Deuses - Nova Friburgo

Relato

Com viagem marcada para travessia de Petrópolis Teresópolis me informei que o parque não estava autorizando esse trajeto. Então Pesquisei montanhas próximas ao Rio de Janeiro para iniciar nesse mundo, encontrando o Parque Estadual dos Três Picos.

Iniciei a jornada de preparação buscando diversas pousadas que facilitassem o acesso ao Parque Estadual dos Três Picos. Após diversas pesquisas entrei em contato com o proprietário da pousada dos Paula (Local bastante frequentado para iniciar o Hiking). Devido a esse período pandêmico, Pedro não pode me hospedar, mas me auxiliou a encontrar outra pousada e ensinou caminho do Rio de Janeiro até ao Bairro de Santa Marta (Local com recursos mais próximos de onde iria começar a aventura).

Na cidade do Rio de Janeiro conheci Verônica que se tornou minha parceira de viagem. Veronica já havia realizado várias trilhas no Rio de Janeiro, mas essa seria também sua primeira montanha. Acho esse fato relevante para mostrar que essa é uma ótima montanha para se iniciar independente do Sexo.

Entrei em contato com a Lucia, proprietária da pousada Vale dos Ventos, que de uma forma incrível me auxiliou com diversas informações. Reservei então um dos seus chalés para utiliza-lo como ponto base, uma vez que a intenção seria realizar o cume da Caixa de Fósforo e o Cume da Cabeça do Dragão.

Entrada da Pousada Recanto dos Ventos

No dia 06 de Março, embarcamos na Rodoviária do Rio de Janeiro para o Rodoviária Sul de Nova Friburgo. As passagens foram compradas online no site da empresa. Chegando na rodoviária sul pegamos um Uber para a rodoviária estação livre (aproximadamente R$ 10,00). É possível fazer esse trajeto de ônibus, porem como estávamos em duas pessoas ficou mais cômodo o trajeto de Uber.

Da rodoviária estação livre pegamos o ônibus com destino a comunidade de Santa Marta. A linha que faz esse trajeto é a 55 - São Lourenço da empresa NovaFaol. O valor pago foi de R$ 4,20 e os horários são os disponível na imagem. Lembrando que esses horários podem ser alterados, mas na própria rodoviária os funcionários podem passar mais informações.

Li diversos relatos de viajantes que iniciam a caminhada direto de Santa Marta para as pousadas ou para o camping Vale dos Deuses. No meu caso já havia combinado com Lucia que nos apanhou assim que o ônibus chegou, economizando uma caminhada de 3 km até a pousada.

Chegando na Pousada preparamos a mochila de ataque com o Destino a montanha. Seguimos um trajeto no aplicativo wikiloc que mostrou o caminho corretamente. Fizemos nosso acesso ao parque pela entrada secundária. Após 4,5km percorridos chegamos a Portaria do Vale dos Deuses. É aqui que se decide qual trajeto seguir. Os funcionários do parque foram atenciosos e passaram todas as informações de qual caminho teríamos que fazer para o cume da cabeça do Dragão ou Caixa de fosforo.

Os funcionários relataram que o camping estava fechado devido a pandemia e que a trilha para caixa de fosforo só estava autorizada até o mirante.

Muitos aventureiros utilizam o camping vale dos Deuses como base por ter seu acesso gratuito. Optamos então por fazer o mirante da caixa de fosforo que fica segundo os guias do parque 1km de distância do camping. De foto foi rápido a chegada até o mirante.

Acesso ao Mirante

Pegamos um pouco de chuva no caminho devido a época do ano, mas o trajeto em si já é compensador. Todo o percurso que fizemos é bem sinalizado e não tem grandes segredos, fazendo essa trilha ideal para quem deseja iniciar nesse mundo de montanha.

O retorno foi tranquilo e com excelentes memórias para se recordar. Espero ajudar outras pessoas com o relato e estou à disposição para tirar alguma dúvida que surgir.

Abraços e até a próxima!