Wilder Gomes Expedições 03/08/2021 10:32
    Travessia das Três Pedras

Culminando o Bau, Bauzinho e Ana Chata

Hiking Montanhismo Escalada

O Complexo do Báu, um clássico do montanhismo brasileiro, é uma formação rochosa composta pelo Bauzão 1950 m, Bauzinho 1760 m e Ana Chata 1670 m. Localizado na divisa das cidades de São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão, é um íncone da Serra da Mantiqueira.

Nesse último final de semana estive por lá realizando a travessias das três pedras. Essa travessia tem como objetivo culminar os três pontos do Complexo do Baú.

É uma trilha que considero nível moderada, pois exigem um bom preparo físico para encarar os 10 km de trejeto com mais de 1000 m de desnível positivo.

Demos inicio pelo estacionamento Chico Bento as 8h da manhã, seguindo direto para a Pedra do Baú. 40 min de trilha e já estavamos na base prontos para encarar os 600 degraus e 380 m de altura da via ferrrata. Demos sorte que nesse dia havia poucos grupos subindo, por isso, 30 min de suida e ja estávamos no cume. Fizemos uma pausa para foto e descanso e logo começamos a descida rumo ao Bauzinho. A trilha a partir da base do Baú ao Bauzinho levou em torno de 50 min. Já no cume, fizemos um café, tiramos várias fotos, encontramos amigos, prozeamos muito e seguimos para o cume final, a Ana Chata. Mais 40 min e já estávamos no topo.

Nisso tudo já era 3h da tarde, então começamos a volta. O tempo total da trilha foi de 8h muito bem aproveitadas.

Essa é uma trilha que acho linda demais, com visão de 360º e beleza única daquela região. E também grande parte dela é feita sob a mata, não tendo muito o desgate do sol. A trilha face sul foi revitalizada a pouco tempo, fizeram vários degraus como contenção à erosão. No entando, pra quem tem algum problema nos joelhos, interessante é levar bastões de caminhada.

Outro beta é sobre a subida do Báu e o agendamento; para subir o Báu é exigido equipamentos pessoais como cadeirinha, capacete, fitas solteiras e mosquetões. E para subir Baú e Ana Chata, precisa fazer reserva pelo site https://pedradobauu.wixsite.com/my-site-1/agendamentos-bau-1.

Wilder Gomes Expedições

Conceição Dos Ouros MG

Guia de Montanha na Serra da Mantiqueira

www.instagram.com/willgomesexpedicoes

Bruno Negreiros, Dri @Drilify e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.