AventureBoxExplore
Create your account
Travessia Solo

Travessia Solo

É a segunda vez que faço a Travessia da Serra do Tabuleiro, dessa vez sozinho!

Camping Mountaineering Trekking

Foi aproveitando o feriado de Nossa Senhora Aparecida, em Outubro de 2019 que resolvi fazer a Travessia da Serra do Tabuleiro pela segunda vez. Agora, sem alguem pra acompanhar, resolvi encarar este trekking sozinho!

Com um pouco mais de expêriencia, a travessia foi relativamente tranquila. Conclui ela em 2,5 dias, sem nenhum imprevisto pelo caminho.

O primeiro dia, caminhando da casa do Sr Gilson, consegui chegar até a nascente do Rio dos Porcos, onde jantei e descansei para o dia seguinte. Nesse trajeto, avistei varias pegadas que pareciam ser de felinos, e na hora eu ja pensei no Puma, ou Leão Baio como é conhecido por aqui, muito comum nessa região. Até aqui havia andado aproximadamente 12km de distância.

No segundo dia, acordei cedinho e segui viagem, com o objetivo de acampar no pico do tabuleiro. Estava um dia muito quente, fazendo picos de temperatura de até 48 Graus. Sombra era um negócio que eu não conhecia! O jeito era usar parte da agua para molhar a bandana sempre que dava, amenizando o calor. Foi nesse dia que percebi que o risco de se desidratar ali era realmente alto. Não poderia falhar!

Quando avistei o pico do tabuleiro, faltando 2hs para o por do sol, apertei o passo na tentativa de chegar la o mais breve possível. Ao descer a cadeia de montanhas rumo a base do cocoruto, no lado sul do Pico do Tabuleiro percebo que uma tempestade se aproximava. Faltavam 40min para o por do sol, e resolvi não arriscar. Montei acampamento ali mesmo. Não era 20hs e uma tempestade veio forte, permanescendo durante quase toda a noite. Era o tal do ciclone bomba chegando! Foram horas de muito vento e raios pra todo lado, e ali que provei a real qualidade de uma boa barraca. Neste dia, andei mais 12km.

Já no terceiro dia, bem diferente das outras manhas, parecia que o tempo não iria colaborar. Um tapente branco de nuvens encobria toda a região de montanhas pra onde eu conseguia olhar. Tratei de apertar o passo, e após chegar no cume do Pico desci em direção ao Café do Tabuleiro, chegando lá por volta das 13hs, realizado por ter concluido este desafio sozinho, em aproximadamente 2,5 dias; rodando aproximadamente 9km no ultimo dia, totalizando 33km.

Aislan Mendes
Aislan Mendes

Published on 03/06/2021 15:46

Performed from 10/11/2019 to 10/13/2019

Views

209

Aislan Mendes

Aislan Mendes

Palhoça - SC

Rox
125
Adventures Map
www.youtube.com/channel/UCQ51p5TL7Kwsy0_5rvju1pw

1 Posts


106 Following