Create your account Login Explore Home
Ana Retore 08/07/2017 02:04 with 2 participants
    Hiking Laguna Esmeralda Ushuaia – AR

Trilha de 9km (ida e volta) para a Laguna Esmeralda, um dos mais belos cenários de Ushuaia, na Argentina.

Hiking

Quando abro cada manhã a janela do meu quarto
    É como se abrisse o mesmo livro
    Numa página nova…

Mario Quintana

O destino:

Em nossa viagem à Argentina, acabamos indo à Ushuaia por conta de uma mudança de rota envolvendo nevascas descomunais em nosso primeiro destino. Sem muito planejamento e decidindo de última hora fomos parar no fim do mundo, em pleno inverno patagônico. Ushuaia, é um lugar com uma natureza ímpar, com dias muito curtos na temporada de inverno (sol entre as 10h e as 18h) e com infinitas coisas para se fazer.

No nosso primeiro dia na Tierra del Fuego, fizemos um Hiking para a Laguna Esmeralda. Contratamos uma guia de montanha, o Gabriel Ignacio, da Ushuaia Aventura que nos levou, juntamente com mais duas colegas até o local da trilha. Percebemos a importância de se fazer essa trilha com alguém que conheça o local, entenda das técnicas da caminhada no gelo e ensine a utilizar os equipamentos (nessa trilha utilizamos apenas bastões e grampões presos às botas, mas há casos em que se usa raquetes de neve e outros equipamentos específicos). Fazer uma trilha na neve requer bastante cuidado e, na minha opinião é mais cansativa - principalmente porque em partes de gelo sólido é necessário caminhar com muito mais força nos pés, para que os grampões se fixem na superfície extremamente lisa, a fim de evitar tombos e acidentes maiores.

A trilha:

A trilha da Laguna Esmeralda é de fácil acesso, se encontra à beira da Ruta Nacional 3 no Valle de Lobos, e fomos até lá de carro com o transfer previamente agendado com o guia. É uma caminhada leve, mesmo no gelo, que passa por um lindo bosque onde também circulavam trenós puxados por cães e motocicletas de neve. O caminho é identificado por algumas marcações azuis nas árvores.

Após cruzar a primeira área de bosque, passamos por uma área de vegetação degradada pelos castores. Neste ponto, o Gabriel explicou que o castor é um animal não nativo, que foi introduzido na Patagônia pelo homem, e hoje, por não ter predadores naturais, tem-se multiplicado descontroladamente e tem feito um grande estrago na biodiversidade local, especialmente na vegetação.

Após terminar a área dos bosques, entramos em uma área mais aberta da trilha, onde o cenário é simplesmente espetacular. Uma grande área plana de neve, cercada por montanhas branquinhas, o céu azul e a luz do sol dando um tom quente à gélida paisagem formou um desses cenários que a gente guarda na memória, porque nenhuma fotografia consegue ser tão fiel. Caminhamos mais alguns km nessa paisagem impressionante, até chegar ao nosso destino. A Laguna Esmeralda leva esse nome, devido à sua coloração esverdeada, mas como estava completamente congelada, acabamos não comprovando sua nuance de cor rsrs. Mesmo assim, é um lugar lindo! Perdemos algum tempo admirando a paisagem, brincando sobre a lagoa congelada, e logo retornamos.

A trilha durou aproximadamente 5 horas, com 9km de extesão (ida e volta), altitude máxima 395m. Essa é uma atividade relativamente fácil, com um visual impressionante e é uma parada obrigatória para quem estiver passando uns dias por Ushuaia. Vale muito a pena!

→ Guia de Montanha:

Renan Cavichi Gabriel Laudadio

14 Comments
    Ana Retore 08/20/2017 22:38

Obrigada Riany! Vi as fotos da Corrida Rústica e ficaram lindas também! Parabéns! :D

Giovana Zanettin 08/21/2017 11:07

Irei no final desse ano......estou super anciosa.

Ana Retore 08/21/2017 11:33

Olá Giovana, tenho certeza que você vai se encantar com o lugar. Há muito o que se fazer por lá!

Fael Fepi 08/21/2017 22:01

Parabéns pelo relato.

Ana Retore 08/22/2017 15:04

Muito obrigada Fael \m/

Lobomaulus 08/28/2017 10:20

Show de lugar. Estive lá em maio, tava muito linda da cor de esmeralda mesmo. Ano que vem quero fazer o Ojo del Albino que fica nos montes atras dela.

Lobomaulus 08/28/2017 10:21

Ahahh O gabriel é excelente guia o melhor de lá...marido da minha sobrinha :)

Ana Retore 08/29/2017 20:56

Que coincidência bacana! Fiquei na curiosidade para conhecer a laguna no verão, as fotos não negam que é muito bonita mesmo!

Ana Retore

Videira-SC Oswego-NY Curitiba-PR

Porque, no futuro, vou mostrar esse perfil para os meus netos 😊

www.anaretore.com

Bruno Negreiros, Peter Tofte and 445 others support the Minimum Impact Manifest

Bruno Negreiros, Peter Tofte and 181 others support the Together page.