AventureBoxExplore
Sign Up

Pedra da Macela | Cunha - SP

Subida até a Pedra da Macela (1.840m) em Cunha-SP. Uma trilha fácil e que vale a pena pela bela paisagem.

Trekking Mountaineering Camping

Neste feriado de Páscoa reunimos eu, Renan, Carol e Bruna com o objetivo de desenferrujar um pouco as pernas, visto que a maioria estava bem parada no quesito trilhas.

Encontramos a Carol em Taubaté, e de lá seguimos para Cunha. Almoçamos na cidadee depois seguimos viagem rumo à Pedra da Macela. O acesso se dá no km 65 da BR  171. A partir daí são, mais ou menos 5 km de estrada de terra.

A estrada é tranquila no geral, com alguns poucos trechos que requerem mais atenção. Deixamos o carro em uma fazenda, que fica bem no início da trilha. Optamos por pagar os R$20,00 pois o carro estava sem seguro e estávamos planejando passar a noite no cume. Entretanto há bastante espaço na beira da estrada para estacionar sem pagar nada.

Equipamentos arrumados, começamos a trilha por volta das 15h30. O almoço tinha sido generoso, por isso estávamos um pouquinho mais lentos rsrs A trilha é bem fácil, sem nenhuma dificuldade técnica. São aproximadamente 2,5km de trilha, com a maior parte do percurso asfaltado (embora a passagem de carros não seja permitida até o cume), e 300m de ascensão.

Chegamos ao cume em 1h de caminhada, mais ou menos. Aproveitamos tirar umas fotos da vista linda que se formou diente de nossos olhos. O por do sol se aproximava iluminando alguns poucos picos que cortavam o mar de nuvens que se formava. Uma paisagem de tirar o fôlego!

A Pedra da Macela é um cume que fica na Serra do Mar, em Cunha-SP quase divisa com Paraty- RJ. Isso significa que o cume tem vista tanto para o interior do estado quanto para o litoral. Só por isso dá para imaginar quão bonita é a paisagem lá de cima.

Logo à direita do final da parte asfaltada, tem uma trilha que leva à algumas áreas para acampar. encontramos um local mais abrigado do vento, montamos as barracas e fomos assistir ao por do sol tomando um chimarrão. Foi lindo!

Voltamos fazer nosso jantar, muito bem elaborado por sinal, com direito a pizza de frigideira e uma delícia de queijo vegano feito pela Carol. Tivemos o prazer de ver a Lua Cheia nascer linda, enorme e avermelhada no horizonte.

Barriga cheia e risadas compartilhadas, fomos dormir. O único ponto ruim de ter feito essa trilha em um feriadão, foi a grande quantidade de pessoas que também aproveitaram a data para fugir da cidade. O cume estava lotado e, infelizmente, muitos esqueceram de baixar o volume das suas músicas para respeitar o espaço das outras pessoas que estavam por lá também. Mas tudo bem, faz parte rsrsrs

Acordamos cedinho para ver o nascer do sol. O tempo estava limpo, e o mar de nuvens do dia anterior revelou o mar (de água) no nascer do sol. Dava para ver a cidade de Paraty-RJ à distância, com o sol refletindo no mar e nas montanhas da serra. Foi inesquecível!

Descemos ainda mais rápido do que subimos, e chegamos na fazendo sem demora. Na fazenda há infraestrutura de banheiro e tomadas para carregar o celular. Levamos um tempinho ali, e logo em seguida pegamos a estrada de volta para Taubaté.

Esse é um passeio que vale super a pena (mas talvez vale a dica de fugir de feriadões). É de fácil acesso e tem uma vista linda lá de cima. Foi um fim de semana de muita risada e papo bom. Valeu pessoal, até a próxima  ;)

Ana Retore
Ana Retore

Published on 04/22/2019 20:17

Performed from 04/19/2019 to 04/20/2019

3 Participants

Renan Cavichi Bruna Fávaro Carol Emboava

Views

2478

6
Edson Maia
Edson Maia 04/23/2019 09:28

esse time é dos bons!

Fabio Fliess
Fabio Fliess 04/23/2019 14:43

Que demais!! Só bamba na montanha! :)

Marcelo A Ferreira
Marcelo A Ferreira 04/23/2019 23:06

muito lindo esse lugar. um dia pretendo voltar. O ruim é o caminho até o inicio da subida. rs

Karen Novaes
Karen Novaes 05/05/2019 23:09

... está no meu roteiro de Julho !! Parece ser top mesmo.

Alex Souza
Alex Souza 11/22/2019 13:48

Rox!

Fernando Santos dos Anjos
Fernando Santos dos Anjos 02/13/2020 00:44

D+++++++

Ana Retore

Ana Retore

Videira-SC Oswego-NY Curitiba-PR

Adventures
29
Rox
1041

Porque, no futuro, vou mostrar esse perfil para os meus netos 😊

Map
www.anaretore.com

1421 Contacts



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Edson Maia, Bruna Fávaro and 256 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Bruna Fávaro, Fabio Fliess and 40 others support the Together page.