Ana Retore 22/04/2019 20:17 com 3 participantes
    Pedra da Macela | Cunha - SP

Subida até a Pedra da Macela (1.840m) em Cunha-SP. Uma trilha fácil e que vale a pena pela bela paisagem.

Trekking Montanhismo Acampamento

Neste feriado de Páscoa reunimos eu, Renan, Carol e Bruna com o objetivo de desenferrujar um pouco as pernas, visto que a maioria estava bem parada no quesito trilhas.

Encontramos a Carol em Taubaté, e de lá seguimos para Cunha. Almoçamos na cidadee depois seguimos viagem rumo à Pedra da Macela. O acesso se dá no km 65 da BR 171. A partir daí são, mais ou menos 5 km de estrada de terra.

A estrada é tranquila no geral, com alguns poucos trechos que requerem mais atenção. Deixamos o carro em uma fazenda, que fica bem no início da trilha. Optamos por pagar os R$20,00 pois o carro estava sem seguro e estávamos planejando passar a noite no cume. Entretanto há bastante espaço na beira da estrada para estacionar sem pagar nada.

Equipamentos arrumados, começamos a trilha por volta das 15h30. O almoço tinha sido generoso, por isso estávamos um pouquinho mais lentos rsrs A trilha é bem fácil, sem nenhuma dificuldade técnica. São aproximadamente 2,5km de trilha, com a maior parte do percurso asfaltado (embora a passagem de carros não seja permitida até o cume), e 300m de ascensão.

Chegamos ao cume em 1h de caminhada, mais ou menos. Aproveitamos tirar umas fotos da vista linda que se formou diente de nossos olhos. O por do sol se aproximava iluminando alguns poucos picos que cortavam o mar de nuvens que se formava. Uma paisagem de tirar o fôlego!

A Pedra da Macela é um cume que fica na Serra do Mar, em Cunha-SP quase divisa com Paraty- RJ. Isso significa que o cume tem vista tanto para o interior do estado quanto para o litoral. Só por isso dá para imaginar quão bonita é a paisagem lá de cima.

Logo à direita do final da parte asfaltada, tem uma trilha que leva à algumas áreas para acampar. encontramos um local mais abrigado do vento, montamos as barracas e fomos assistir ao por do sol tomando um chimarrão. Foi lindo!

Voltamos fazer nosso jantar, muito bem elaborado por sinal, com direito a pizza de frigideira e uma delícia de queijo vegano feito pela Carol. Tivemos o prazer de ver a Lua Cheia nascer linda, enorme e avermelhada no horizonte.

Barriga cheia e risadas compartilhadas, fomos dormir. O único ponto ruim de ter feito essa trilha em um feriadão, foi a grande quantidade de pessoas que também aproveitaram a data para fugir da cidade. O cume estava lotado e, infelizmente, muitos esqueceram de baixar o volume das suas músicas para respeitar o espaço das outras pessoas que estavam por lá também. Mas tudo bem, faz parte rsrsrs

Acordamos cedinho para ver o nascer do sol. O tempo estava limpo, e o mar de nuvens do dia anterior revelou o mar (de água) no nascer do sol. Dava para ver a cidade de Paraty-RJ à distância, com o sol refletindo no mar e nas montanhas da serra. Foi inesquecível!

Descemos ainda mais rápido do que subimos, e chegamos na fazendo sem demora. Na fazenda há infraestrutura de banheiro e tomadas para carregar o celular. Levamos um tempinho ali, e logo em seguida pegamos a estrada de volta para Taubaté.

Esse é um passeio que vale super a pena (mas talvez vale a dica de fugir de feriadões). É de fácil acesso e tem uma vista linda lá de cima. Foi um fim de semana de muita risada e papo bom. Valeu pessoal, até a próxima ;)

Ana Retore

Publicado em 22/04/2019 20:17

Realizada de 19/04/2019 até 20/04/2019

Renan Cavichi Bruna Fávaro Carol Emboava

Edson Maia 23/04/2019 09:28

esse time é dos bons!

Fabio Fliess 23/04/2019 14:43

Que demais!! Só bamba na montanha! :)

Marcelo A Ferreira 23/04/2019 23:06

muito lindo esse lugar. um dia pretendo voltar. O ruim é o caminho até o inicio da subida. rs

Karen Novaes 05/05/2019 23:09

... está no meu roteiro de Julho !! Parece ser top mesmo.

Alex Souza 22/11/2019 13:48

Rox!

Tata cabeleireiro 13/02/2020 00:44

D+++++++

Dann_Oliveira 27/12/2021 11:45

Olá Ana, tudo bem? Minha esposa e eu nunca acampamos, mas estávamos querendo conhecer a Pedra da Macela. Acha que vale a pena subir a tarde, assistir ao por sol, e voltar em seguida? Meu receio é saber se seria perigoso descer anoitecendo ou já a noite. Obrigado!

Renan Cavichi 28/12/2021 10:22

Fala Dann_Oliveira tudo beleza? Cara, sim é bem tranquilo ver o por do sol e descer. É uma "trilha" (estrada na verdade) bem aberta. Só levar uma lanterna (headlamp) caso escureça no final. Mas até para fazer a noite é bem tranquila.

É um ótimo lugar também para fazer um primeiro acampamento. Tente só evitar feriados que fica um pouco cheio.

Dann_Oliveira 28/12/2021 10:33

Muito obrigado, Renan! Valeu mesmo pela ajuda, vou começar a planejar para o ano que vem :)

Dann_Oliveira 28/12/2021 10:35

Show! Eu estava querendo acampar para viver a experiência, mas preciso antes convencer minha esposa hahaha abraços!

Renan Cavichi 28/12/2021 12:11

Por nada! Legal, boa sorte! 👊🏼 Rsrsr

Ana Retore

Videira-SC Oswego-NY Curitiba-PR

Porque, no futuro, vou mostrar esse perfil para os meus netos 😊

www.anaretore.com

Renan Cavichi, Peter Tofte e mais 441 pessoas apoiam o manifesto.