AventureBoxExplore
Sign Up

Trilha Praia das Sete Fontes e Gruta do Pirata - Ubatuba

Trilha até a Gruta do Pirata, passando pela praia das Sete Fontes em Ubatuba-SP. Com um total de 11km e uma paisagem impressionante.

Hiking Cave

"Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim."

Vinicius de Morais

Vocês sabem que nem sempre é fácil reunir um grupo de amigos, especialmente quando mora um em cada canto. Mas na especial ocasião do aniversário do Jeff,  decidimos reunir a turma toda e celebrar esta data da maneira que mais gostamos: fazendo trilha.

Mesmo com grande preocupação em relação ao clima, após uma semana chuvosa fomos agraciados um sábado de sol lindo. Deixamos os carros no Saco da Ribeira, em Ubatuba e iniciamos a trilha por voltas das 9h da manhã. O início da trilha é bem fácil, demarcado e gostoso de fazer.

Após alguns minutos de caminhada, chegamos à Praia do Flamengo. Aqui, um cãopanheiro se juntou ao grupo e foi nosso fiel guia até o fim da empreitada. Atravessando a praia, voltamos novamente à trilha que, mais uma vez se mostrou relativamente simples.

Depois de mais um sobe e desce, chegamos à Praia das Sete Fontes. Fizemos uma pausa para lanchinhos e um mergulho no mar antes de continuarmos a trilha. Subimos um pequeno trecho no fim da praia que, na verdade, estava fora da trilha, mas logo achamos e seguimos ela.

Esse trecho entre a Praia das Sete Fontes e a Gruta do Pirata é o mais exigente de todo o percurso. A maior dificuldade é a vegetação que em vários pontos quase fecha a trilha. Vale a dica de ir de manga comprida e calça comprida, pois tem muitas plantas com espinhos que arranham pra valer!

Chegando no fim desse trecho, o Elvis (nome do cão que nos acompanhou até aqui, conforme fomos informados por donos de um quiosque na Praia das Sete Fontes) começou a latir protestanto a impossibilidade de continuar conosco na trilha: chegamos a um trecho bem íngreme que só poderíamos descer de corda.

Logo que termina o trecho de corda, é possível avistar a formação rochosa que avança sobre o mar. É, de fato, uma paisagem impressionante. Parece cenário de um filme ou série de aventura na natureza. Descemos engatinhando o paredão de pedra, e viramos à direita. Passando por uma pequena cachoeira, está a entrada para a Gruta do Pirata. 

A gruta, ou caverna, é composta por 3 salões. O primeiro é aberto para a entrada e, no fundo dele, há uma passagem rente ao chão, que dá acesso ao segundo salão. No fim do segundo salão, existe uma rocha grande que, com a ajuda de uma corda (e de uma mãozinha amiga)  você consegue subir para o último salão.

É muito interessante conhecer o interior da caverna porque, embora não seja muito grande, é bonita. Tiramos algumas fotos aqui, cantamos os "Parabéns" para o Jeff e iniciamos o retorno. Paramos mais um tempo para tirar fotos nas rochas porque esse cenário foi, de fato, o auge da trilha.

Retornamos pelo paredão de pedra, encontramos o Elvis que nos esperava com latidos (de saudades, ou impaciência, ou ambos) e retornamos por onde viemos. No total foram 11km feitos em pouco mais de 5 horas (em um ritmo tranquilo, com pausas nas praias).

Essa trilha foi memorável. Pelas conversas, pela celebração da amizade, pela partilha de mais um momento com pessoas queridas. Afinal, o que importa nessa vida não é aonde vamos, mas sim, com quem vamos. Fica aqui, minha gratidão por essa aventura juntos!

Parabéns Jeff!

 

Ana Retore
Ana Retore

Published on 02/16/2020 18:17

Performed on 02/15/2020

5 Participants

Renan Cavichi Carol Emboava Jeff Almeida Bruna Fávaro Graciela Rodrigues (Grá)

Views

1408

10
Fabio Fliess
Fabio Fliess 02/17/2020 12:31

Parabéns galera. Parabéns Jeff!

Laercio Antonio
Laercio Antonio 02/19/2020 08:08

Parabens, show esse lugar!

Dai Tanaka
Dai Tanaka 02/24/2020 11:04

Que demais... Parabéns 🤸🏻‍♀️🌳🙏🏻🍃💕😍

Dan Vieira
Dan Vieira 03/27/2020 07:37

Top de mais !

Zeka Silva
Zeka Silva 04/12/2020 19:20

Top

Adeilton Alves
Adeilton Alves 04/28/2020 23:00

Tenho uma dúvida. Essa corda citado no relato fica fixa no local ou a gente deve levar ?

Ana Retore
Ana Retore 04/28/2020 23:02

Olá Adeilton. Quando fomos, a corda estava fixa lá. Um abraço!

Adeilton Alves
Adeilton Alves 04/28/2020 23:04

Valeu Ana Retore. Obrigado, boas trilhas pra você.

Ana Retore

Ana Retore

Videira-SC Oswego-NY Curitiba-PR

Rox
1287

Porque, no futuro, vou mostrar esse perfil para os meus netos 😊

Adventures Map
www.anaretore.com

2 Posts

Ana Retore Por que as atividades outdoor nos fazem mais felizes?
Ana Retore Dica de Leitura: Livro Caminho a Dois

3386 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruno Negreiros, Renan Cavichi and 334 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Edson Maia, Renan Cavichi and 98 others support the Together page.