André Lima 29/11/2019 10:04
    Pedalando na América Austral #02

Os últimos quilômetros com um amigo!

Cicloviagem Cachoeira

Antes de prosseguir, gostaria de lembra-lo que esse post é continuação da série Pedalando na América Austral, então se quiser ler o post anterior é só clicar aqui.

Saímos de Urubici para o trecho com maior altimetria acumulada até então, logo na saída da cidade encaramos uma subida de 18km, o tempo também não colaborou durante todo o dia houve pancadas de chuva, logo chegamos na Cascata do Avencal, pela quantidade de chuvas nos últimos dias ela estava muito cheia e isso proporcionou um espetáculo à parte.

Cascata Avencal – Urubici – SC

Seguindo viagem o peso das bicicletas aliada a uma rota cheia de subidas cobrou seu preço, chegamos em Bom Jardim da Serra esgotados no início da noite, paramos logo na primeira pousada que encontramos tamanho o desanimo para ficar procurando. No momento que entramos na pousada encontramos um senhor que estava viajando de moto desde Recife, jantamos juntos em uma lanchonete/pizzaria na frente da pousada, ele nos disse que essa era a única pousada que tinha vaga, pois a cidade estava cheia, logo pensamos que tivemos sorte.

No dia seguinte, 12 de outubro de 2015, seguimos para o marco em nossa viagem, o único destino que combinamos desde o início que não sairia do roteiro de forma alguma, saímos em direção a Serra do Rio do Rastro, logo saindo de Bom Jardim da Serra encontramos a Cascata da Barrinha, na beira da estrada com um visual lindo, seguimos pela estrada que nesse ponto é só subida até a chegada na serra, quando em uma troca de marcha mal feita veio a minha primeira quebra de corrente, na hora fiquei desanimado pois a corrente era nova e até ali tinha rodado no máximo 500km…trauma superado coloquei um powerlink no lugar do elo quebrado e seguimos viagem, chegando no mirante da Serra o tempo estava fechado, ali conversamos com alguns ciclistas, motociclista e outros viajantes, conhecemos um casal que estava indo de moto até Montevideo no Uruguai, lugar em que pretendo passar em minha viagem. Esperamos um pouco e o tempo abriu conseguimos comtemplar toda a beleza da Serra, ali no mirante há uma câmera que mostra o que acontece ao vivo pela internet, eu e o Xikaum enviamos mensagem para nossos amigos e familiares para nos ver pela câmera do mirante ao vivo, esse foi o momento pagação de mico, pois ficávamos acenando para a câmera toda vez que alguém respondia a mensagem dizendo que estava nos assistindo e quem estava ali sem saber dessa webcam nos olhava com certa estranheza...kkkkk

Serra do Rio do Rastro – SC

Decidimos descer a serra e então o tempo fechou de novo, esperamos, esperamos e vimos que não tinha outra maneira se não encarar a neblina na descida, arrumamos as lanternas nas bicicletas e descemos, logo iniciamos a descida começamos a escutar barulho de buzinas, um comboio de caminhões subia a serra e nas curvas fechadas eles buzinam para os carros que descem pararem e esperar o caminhão fazer a curva, passado o comboio foi soltar o freio…ou quase…e terminamos a descida com a sensação de dever cumprido.

Chegando em Lauro Muller, estávamos procurando um camping que vimos pela internet, quando um ciclista nos alcançou e disse que deixamos a entrada do camping para traz e que para chegar lá a estrada era de terra e estava em péssimas condições, seguimos para a cidade e o ciclista nos indicou uma pousada onde ficamos.

No dia 13 de outubro de 2015 foi o último dia em que pedalei junto com o Xikaum nessa viagem, pois nosso destino era Criciúma onde ele pegaria o ônibus para São Paulo, seguimos pela estrada que passa por Treviso, um trecho curto, e fácil em relação a altimetria, almoçamos em um pequeno restaurante de beira de estrada e foi o único dia em que conseguimos comer alguma coisa no horário do almoço, chegamos cedo em Criciúma e foi fácil encontra o hotel que havíamos reservado, deixamos as bicicletas no estacionamento no subsolo do hotel que ficava com o portão fechado, e levamos apenas o necessário, saímos para procurar um lugar para comer e após algumas voltas perto do hotel encontramos um mercado que tinha uma praça de alimentação, também paramos em uma loja de conveniência para tomar uma cerveja para comemorar o fim dessa etapa da viagem.

No outro dia após o café no hotel, chegou o momento de dizer tchau ao meu amigo e seguir minha viagem sozinho, descemos até a garagem para acomodar as coisas na bicicleta, onde encontramos o dono do hotel que veio conversar conosco ele contou que também era ciclistas, conversamos sobre a viagem, após isso seguimos para uma loja de bicicleta na mesma rua do hotel, lá comprei óleo para corrente e peguei informações de como sair da cidade, o Xikaum queria visitar o Estádio do Criciúma nosso caminho era o mesmo, segui empurrando a bicicleta até o local onde nossos caminhos se separavam, ali nos despedimos e tiramos uma última foto juntos, a partir desse ponto seguiria viagem sozinho ou até encontrar alguém que estivesse seguindo a mesma rota.