AventureBoxExplore
Create your account
Escalada no Morro da Urca (Via Azul - Coloridos)

Escalada no Morro da Urca (Via Azul - Coloridos)

Retorno à escalada na via azul após meses parada por conta do período de isolamento restrito provocado pela pandemia do Covid-19.

Climb

Escalada na Via Azul - Paredão dos Coloridos (2º IISup)

Tipo de Aventura: Escalada no Morro da Urca, Rio de janeiro/RJ, realizada em 19.10.2020.

Base da Via: Paredão dos Coloridos, na Pista Claudio Coutinho, na Urca, subindo o rampão rochoso e virando à esquerda.Essa via está dentro do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.

Croqui: https://aventurebox.com/bruno-negreiros/escalada-no-paredao-dos-coloridos-azul-rj/report

ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA DO MONTANHISMO E DA ESCALADA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: http://www.cbme.org.br/novo/wp-content/uploads/2020/06/COM2020.03-COVID-19-1.pdf

Dicas

  • O primeiro grampo está escondido atrás das orquideas à esquerda. Use uma costura longa nesse ponto para diminuir o arrasto na corda.
  • Trata-se de uma ótima via para guias iniciantes por conta da facilidade técnica e do fácil acesso.
  • Por ser uma via muito popular, chegue cedo para evitar "engarrafamento".
  • Vale a pena subir a rampa dos Coloridos equipado. Nunca se sabe o que pode acontecer.
  • Improvise uma ancoragem simples num dos grampos da via ao lado (preta) para montagem do terceiro e último rapel.

RELATO

Meus últimos relatos aqui no AventureBox retrataram bem como foi a retomada do contato com a natureza após um longo período de total isolamento social por conta da pandemia. Eu estava meio pra baixo, fora de forma e muito preocupado com tudo que estava acontecendo, principalmente com as pessoas que viviam ao meu redor (grupo de risco).

Apesar disso, ainda durante o ano de 2020, os índices de contágios tiveram um período de queda e, consequentemente, foram autorizadas as reaberturas de algumas áreas naturais por toda a cidade. Nesse cenário também fui ganhando confiança e saindo para algumas boas caminhadas rotineiras e, nos fins de semanas, para umas trilhas bem legais. Estive no Pico do Perdido, fiz a Travessia Alto da Boa Vista x Grajaú e, por fim, fiz cinco cumes na Floresta da Tijuca.

Esse ganho de confiança fez com que, depois de 8 meses de muita saudade, também voltasse a vontade de escalar. Falei com o Adhemar e ele também estava morrendo de saudade. Escolhemos uma via acessível, que eu conhecesse bem e que fosse fácil. Fiz questão de avisar para ele: VOCÊ GUIA. Ele topou e partimos. Assim como eu, ele não escalava há muito tempo. Adhemar tem uma enorme fome por conhecimento e um claro talento para o esporte. Foi a escolha certa. O mais legal de tudo é que essa seria a primeira via guiada por ele com mais de uma enfiada. Como o próprio gosta de frisar...ele foi cheio de ódio.

Chegamos na Urca por volta das 8:00, adentramos a Pista Claudio Coutinho, fomos até rampa de pedra do paredão dos Coloridos, nos equipamos, subimos, viramos para a esquerda e chegamos na base da via. Iniciamos o ritual de arrumação final dos equipamentos, passamos corda, alcóol em gel nas mãos, nos checamos, mantivemos um distanciamento possível e subimos.

Aqui vale relembrar que tentamos, ao máximo, seguir todas as orientações propostas para a prática da escalada no contexto da pandemia pela Confederação Braisleira de Montanhismo e Escalada. Dentre essas: o uso de máscaras, o distanciamento sempre que possível e a tentativa de não dividir muitos equipamentos (o que é difícil com as costuras). Vale o melhor entendimento sobre essas recomendações para trilhas e escaladas através do download do seguinte documento: http://www.cbme.org.br/novo/wp-content/uploads/2020/06/COM2020.03-COVID-19-1.pdf

Como melhor descrito no meu relato anterior, a primeira enfiada é um reta bem direta, com o primeiro grampo atrás da vegetação à esquerda e uma barriga que pode dar um medinho e demandar um pouco de atenção, mas nada muito difícil. Adhemar fez tudo com facilidade, se ancorou e me esperou. Logo que eu cheguei, ele costurou e partiu pra segunda enfiada. Uma horizontal pra esquerda e uma "escada" de ótimas agarras num veio que segue até bem lá em cima. Em seguida, passou por uma parte bem suja até que chegou na segunda parada dupla e se ancorou. Cheguei logo em seguida.

Meu guia Adhemar Sette.

Dali pra frente a via fica muito suja e muito pouco praticável, não valendo seguir pela terceira enfiada. Montamos o primeiro rapel e descemos. O segundo rapel não chega na base da via, sendo necessário emprovisar uma ancoragem em um dos grampos da via ao lado (Preta). Fizemos isso, montamos o último procedimento e descemos, terminando assim a rápida escalada matinal por volta das 10:00.

Foi uma escalada fácil e tranquila, mas muito importante em todo esse processo de reconexão. Foi muito bom sentir novamente toda aquela adrenalina de estar pendurado somente pela pontinha dos pés. Aquilo do coração acelerar, as pernas tremerem e de...SE SENTIR VIVO NOVAMENTE. Acho que não consigo expressar devidamente com palavras, mas como algumas pessoas me disseram dias após a aventura: "dava pra ver a alegria em seus olhos".

O sorriso pelos olhos.

Bruno Negreiros
Bruno Negreiros

Published on 02/21/2021 20:01

Performed on 10/19/2020

1 Participant

Adhemar

Views

221

4
Adhemar
Adhemar 03/07/2021 22:25

Vale lembrar que existem magnésio liquido que contém alcool 70% na sua formulação, uma ótima forma de higienizar antes de começar a atividade e ainda com aquele grip bolado na mão.

Adhemar
Adhemar 03/07/2021 22:26

"Minha analista que me desculpe mas isso vale mais que qualquer consulta."

Bruno Negreiros
Bruno Negreiros 03/07/2021 22:54

Boa lembrança sobre o magnésio!!

Bruno Negreiros
Bruno Negreiros 03/07/2021 22:54

A rocha é seu hábitat natural, Dedhemar!

Bruno Negreiros

Bruno Negreiros

Rio de Janeiro

Rox
3167

Engenheiro ambiental e montanhista com o sonho de contribuir para a disseminação dos esportes ao ar livre e de aumentar a conscientização ambiental e social no mundo outdoor.

Adventures Map
www.instagram.com/brunobnegreiros?r=nametag

9 Posts

See More

5135 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Fabio Fliess, Bruno Negreiros and 405 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Bruna Fávaro, Bruno Negreiros and 156 others support the Together page.