Alberto Farber 03/06/2019 22:08
    Travessia do Cassino

Uma tentativa frustada de atravessar a Praia do Cassino de forma independente e solitária.

Trekking Longa Distância Acampamento

Trekking Travessia do Cassino

Alberto Farber

Publicado em 03/06/2019 22:08

Realizada de 01/03/2019 até 08/03/2019

Alberto Farber 10/06/2019 16:34

Vlw Renan, Que bom que gostou! abraço

Bruna Fávaro 11/06/2019 12:44

Caraca, Alberto! Que baita experiência! A praia do Cassino é bicho bravo e com certeza escancara nossos limites. Fique grato por ter estado diante dos seus ;) No mais, parabéns pelo relato, pela travessia e pela coragem!

Ronaldo Morgado Segundo 13/10/2019 21:03

Ponderações sobre o teu feito: Nunca, em hipótese alguma, subestime o Cassino/Hermenegildo, esta é uma das praias mais inóspitas do mundo, e os ventos são constantes, além de temporais que chegam do nada sem aviso; Se pretendes realizar a proeza novamente, vá em outubro ou início de novembro. Março é o pior momento para fazer; Nunca entre no mar, pelo perigo e o sal que fica no teu corpo; Não vá sozinho, já visse como esta praia acaba com o teu psicológico! Prepare-se por pelo menos 1 ano. Esta jornada é Punk! Parabéns pelo teu esforço um abraço e Sempre Alerta!

Fábio Brum 15/10/2019 23:30

Olá Alberto, parabéns pelo relato! Independente de metas, cada dia no Cassino é um aprendizado. Voltei ontem de lá, Iniciei a caminhada no Sábado (12/10), acampei no segundo Parque Eólico (35km) e peguei uma tempestade intensa durante a noite. No domingo choveu forte o dia todo, não andei. No terceiro dia a chuva fraca persistiu e decidi voltar, percebi então que os arroios estavam todos cheios em função da chuva, o meu acampamento estava inacessível inclusive para 4x4. Enfim, foram 10 travessias de arroio com os pés "ensacados". Eu sabia da previsão de tempo ruim, mas preferi tentar. Valeu pela experiência. Abraço!!

Leuterio Luiz de Lara 14/04/2020 12:43

Prezado Alberto, parabéns pelo relato, apesar de não teres conseguido atingir o seu objetivo. Está sendo de muito valia, pois estou me preparando física e psicologicamente para a travessia no próximo ano (2021). Pretendo fazê-la, a pé e sozinho. No ano passado (2019) fiz a travessia Rio Grande/Chuí, em dois dias, com um grupo de amigos, em caminhonetas 4X4. Neste ano (2020) pretendo fazê-la de bike e sozinho. Já tenho, praticamente, todo o material para a travessia de bike e a pé também. A minha travessia será de introspecção e sei que o preparo psicológico é extremamente importante. Parece-me que faltou este preparo psicológico para você, além do exagero em fazer mais de 30 Km/dia. Estou certo? O que você sugere àqueles que, como eu, pretendem fazer a travessia do Abismo Horizontal?

Alberto Farber 16/04/2020 16:27

Caro Leuterio No meu caso, o principal impeditivo para conseguir finalizar a travessia foi o desgaste físico, meus pés estavam em carne viva, haviam deixado de ser bolhas/calos fazia bastante tempo, mesmo assim tentei caminhar no 5° dia, quando vi que em 1 hora havia conseguido caminhar apenas 3km praticamente me arrastando decidi parar. Do ponto de vista psicológico eu estava preparado, estava disposto a enfrentar o desconhecido e assim o fiz, obvio que teve momentos mais fáceis e outros bem mais difíceis, mas não foi esse o fator que me fez não completar a travessia. Como dica, escolha meticulosamente os seus equipamentos, principalmente se for realizar a travessia de forma independente. Escolha muito bem a mochila. Converse com alguém experiente local antes de você partir, para saber como estão as condições (nível de água dos arroios).

Leuterio Luiz de Lara 17/04/2020 13:09

Prezado, obrigado pelas dicas. Tenho um reboque de bike. Este ano, pretendo fazer a travessia pedalando e rebocando o trailer. Em 2021 farei a travessia a pé, empurrando o trailer, removendo o cambão.

A travessia é algo espetacular e uma grande aventura. Realizei de maneira solo em dezembro 24/12 a 30/12 / 19 Belo relato de força companheiro. Uma coisa que indico é levar comida calórica (calculada para o desgaste do dia) e ao mesmo tempo de fácil preparo (nada de fogareiros e outros apetrechos). Levei entre outras coisas barras de alimentação da marinha americana para naufrágio (mais barato que barras energéticas). Na verdade fiz sozinho por um tempo...5 cães me acompanharam e um mora até no Mirante do Chuy na Pousada do Alfredo- a cadela Capitu 😁

Alberto Farber

Videira - State of Santa Catarina,

Engenheiro Agrônomo, apaixonado por esportes e por qualquer tipo de atividade ao ar livre.

Bruno Negreiros, Renan Cavichi e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.