/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5431ad86d1299/adventure/55f495b9853f7/55f4aaa2c44b3-2.jpg)
Travessia Campos x Pinda
Trekking pela linha férrea saindo do portal de Campos do Jordão até a cidade de Pindamonhangaba, no interior do estado de São Paulo.
Trekking AcampadaEm 2011 eu, Renan, Carol, Jeff e Elque nos encontramos em Taubaté para realizar a travessia Campos x Pinda pela estrada férrea.
A Estrada de Ferro de Campos do Jordão faz parte do Circuito da Mantiqueira e, em 2014, fez 100 anos. Sua operação iniciou em 1914 e em 1916 se tornou propriedade do Governo do Estado de São Paulo. Criada pelos médicos sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godinho, tinha como objetivo inicial o transporte de doentes tísicos para os sanatórios de tratamento localizados em Campos do Jordão.
Saímos de Taubaté no dia 21 pela manhã, sentido Campos do Jordão, com ônibus intermunicipal, e descemos no portal de entrada da cidade.
A linha do trem já fica bem ao lado do portal. Toda a travessia segue às margens da ferrovia.
Após algumas estações desativadas chegamos ao ponto culminante ferroviário do Brasil, com altitude de 1743m.
Depois de caminhar por quase toda a manhã, nos deparamos com a entrada (pelos fundos! rs) de um restaurante que adoro! - a entrada principal fica na estrada da serra de Campos. - É um lugarzinho bem aconchegante, com muitas delícias!
Paramos para tomar um suco e comer rabanadas!!! Sim, conseguimos repor toda a caloria gasta na caminhada de uma manhã inteira! Mas vale muito a pena :D
Seguindo mais alguns quilômetros, chegamos à Estação Eugênio Lefevre, de Santo Antônio do Pinhal, onde fizemos mais uma parada antes de encontrar uma área (que consideramos razoável) para montar acampamento, alguns quilômetros depois.
Na manhã seguinte tomamos café da manhã e continuamos a descida até Pinda. Nesse trecho, passamos por vária casas de abandonadas que talvez tenham sido residência de antigos funcionários da ferrovia.
Ao terminar a descida chegamos no bairro de Piracuama, nome dado ao rio que corta a região. Aproveitamos para se refrescar um pouco e descansar.
Caminhamos até o final do dia onde faríamos mais um acampamento, mas começamos a chegar muito perto da cidade e, conversando com alguns moradores, fomos informados de problemas de assalto na região. Como não achamos nenhuma área segura, preferimos pegar um ônibus de volta para Taubaté e encerrar a trip com uma rodada de pizza rsrs :D
Segurança sempre em primeiro lugar!
Saudades dessa aventura e dos amigos :)
que massa!!!
Massa!
Mariana, boa lembrança essa da história da linha férrea e da Estação Eugênio Lefevre. Estive lá quando subi o Pico Agudo para fazer um vôo livre. Infelizmente o tempo não permitiu. Não sei se você conhece mas a vista de lá é incrível. Vale a pena.
Obrigada pessoal! :)
Travessias em ferrovias sempre nos guardam boas histórias e lindas paisagens
Valeu Ricardo! Estive lá por perto esses dias! Deu vontade de fazer um outro trekking desses em ferrovias! Quero fazer a Ferrovia do Trigo no Rio Grande do Sul esse ano, conhece?
Nossa q delicia. :D. Parabens
Olá Tudo bem? Muito legal sua aventura. Gostaria de publica-la em meu blog Mochileiros na Estrada. www.mochileirosnaestrada.com.br O que me diz? Autoriza?