AventureBox
Create your account Login Explore Home
Renan Cavichi 06/06/2021 22:04 with 2 participants
    4x4 Caraguatatuba x Ubatuba via Serra do Mar

    4x4 Caraguatatuba x Ubatuba via Serra do Mar

    Explorando a região da Serra do Mar passando por Pouso Alto, Bairro Alto, Cachoeira Hotel Fazenda Santa Rita, Vargem Grande.

    4 x 4 Off-Roading Waterfall

    Bora? Bora! Assim começou esse roteiro de 4 x 4 em parceria com Rafael. Aqueles convites de última hora em uma manhã de sábado que normalmente dá mais certo do que planejamentos de longa data rsrs.

    Saímos de Caraguatatuba no Litoral Norte de São Paulo subindo a serra e pegando a estrada de terra rumo a Pouso Alto em Natividade da Serra. A primeira parada, logo no começo, é um pequeno mirante na beira da estrada onde é possível avistar toda "buniteza" do nosso litoral.

    Na sequência fizemos uma pequena parada em uma das primeiras placas do Parque Estadual da Serra do Bar, onde fica uma ponte com uma pequena queda d'água e com um poço enorme para banho.

    Seguimos então para Pouso Alto onde fizemos a parada obrigatória do Bolinho Caipira. Em um barzinho que fica logo na chegada da cidade, na subida do morro onde começa um trecho de asfalto, uma senhora simpática vende essas tão adoradas iguarias da nossa culinária.

    De lá fomos então para o Bairro Alto, a ideia era encontrar uma cachoeira recomendada pelo nosso amigo Ederson que havia feito o roteiro anteriormente.

    A maior parte da estrada está bem cuidada, com exceção de alguns pontos com lama e uma ou outra subida com cascalhos e areia. Em um tempo seco, todo carro alto, mesmo 4 x 2, pode fazer este roteiro sem problema. Em algumas subidas com tempo chuvoso vai exigir um pouco mais do 4 x 4.

    Chegando perto do ponto da cachoeira, registrada no GPS, começamos a escutar a queda d'água e... confesso que o barulho mudou minha espectativa rsrs. A entrada da cachoeira fica logo à esquerda, na cabeceira da ponte, uma trilhinha de alguns metros leva ao topo da cachoeira. A queda d'água é bem grande! Uma belíssima cachoeira (que não descobri o nome ainda, se alguém souber me ajude nos comentários) que valeu, com certeza a pausa no roteiro.

    A cachoeira fica próximo ao Hotel Fazenda Santa Rita, um dos melhores pontos para encontrar no mapa a localização. Estou deixando o tracklog de todo trajeto com a marcação de onde fica a cachoeira.

    Ficamos por lá por cerca de 1h, curtindo a cachoeira e descendo até a parte baixa por uma trilha na lateral direita. O lugar é realmente lindo, me deixou surpreso por morar há tanto tempo na região e nunca ter ouvido falar. Tanto na parte de cima do riacho como nos pés da queda tem alguns lugares para entrar na água e curtir um banho nas águas geladas da serra.

    Saindo de lá seguimos pela estrada, que em alguns pontos passa próximo a alguns braços da Represa de Paraibuna. A região é muito gostosa, clima fresco, bosques de pinus e alguns trechos de pastos próximos as fazendas. Mais à frente, tem uma vista muito linda do Rio Paraibuna que acabei não lembrando de registrar na hora.

    Nossa última parada foi em Vargem Grande, uma pequena vila com uma igreja, alguns mercadinhos e lanchonetes logo na entrada da cidade. Pausa para o café e o segundo Bolinho Caipira :D rsrs

    Neste último trecho vimos alguns grupos com boias gigantes saindo do rio, fiquei curioso sobre essa prática de bóia cross neste trecho. Se alguém por a caso souber deixe um comentário! Mais alguns quilômetros e chegamos ao asfalto, na Rodovia Osvaldo Cruz.

    Descemos a Serra de Ubatuba e voltamos para casa pelo "caminho da roça" do surfe! :)

    Uma ideia legal é a utilizar rádios para se comunicar entre os carros. Uma dica do nosso amigo Ederson que gentilmente nos emprestou os rádios e tornou o roteiro muito mais divertido. Recomendo para quem for sair com grupos de 4 x 4 em comboio.

    O circuito todo tem cerca de 155 km, levamos cerca de 6h30 com as paradas.

    Valeu pessoal, obrigado pela leitura. Não deixe de conhecer a região e a Cachoeira, vale muito o rolê!
    Bons ventos!

    Renan Cavichi
    Renan Cavichi

    Published on 06/06/2021 22:04

    Performed on 06/05/2021

    2 Participants

    Ana Retore Rafael Pergamo

    Views

    2189

    7 Comments
    Tiago Borges 07/26/2021 14:06

    Agora voltamos a ter um 4x4 de verdade, nas próximas "chama nóis" hahahaha

    2
    Renan Cavichi 07/27/2021 17:59

    Aeeeee mano! Boraaa! Estamos pra fazer uma no Pedra do Jair, vamos nessa?

    1
    Renan Cavichi 10/27/2021 17:23

    Bruna Fávaro Carol Emboava Jeff Almeida Graciela Rodrigues (Grá) Danilo Morales prontos para próxima?

    1
    Danilo Morales 10/27/2021 18:04

    Sempre pronto!

    Danilo Morales 10/27/2021 18:06

    Tenho uma aventura para postar, que as fotos estão ótimas, mirante dos remédios em paraibuna

    Renan Cavichi 10/27/2021 18:12

    Danilo Morales irado!!! Fomos lá de 4x4. Visual bem legal!

    David Sousa 01/01/2022 15:41

    um quero ir em um tur destes de 4x4 

    Renan Cavichi

    Renan Cavichi

    Caraguatatuba - SP

    Rox
    5312

    Apaixonado por atividades outdoor e aventuras. Explorar as belezas naturais do nosso mundo na companhia dos amigos é uma das minhas maiores felicidades.

    Adventures Map
    www.linkedin.com/in/renancavichi

    Minimum Impact
    Manifesto
    Rox

    Peter Tofte, Bruno Negreiros and 426 others support the Minimum Impact Manifest


    Together
    Inclusive Adventures
    Rox

    Renan Cavichi, Bruna Fávaro and 167 others support the Together page.