AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Renan Cavichi 02/06/2019 17:54
    Alto do Capim Amarelo | Serra Fina

    Alto do Capim Amarelo | Serra Fina

    Ataque ao cume do Capim Amarelo com o parceiro Marcos Felipe Terra. Trekking de dois dias na Mantiqueira, próximo a Passa Quatro e Cruzeiro.

    Trekking Montanhismo Acampamento

    "Qual o tamanho do universo?"

    Bora? Bora!

    Foi mais ou menos assim todo o planejamento com o parceiro Marcos Felipe Terra para essa trip, depois de encontrar uma janela na previsão do tempo no final de fevereiro, um período fora da temporada de montanha.

    Apesar de ter encontrado o Terra em alguns eventos de aventura e montanhismo, ainda não havíamos feito uma trip juntos! Uma oportunidade muito massa de conhecer mais um pouco desse brother que sou muito fã! Para quem não conhece o Terra faz um trabalho fotográfico incrível, uma das minhas maiores inspirações nas fotos de montanhismo e astrofotografia, vale a pena acompanhar suas fotos nas mídias sociais e ficar ligado nos Workshops que ele ministra. Além de ter um olhar FODA o cara é pura humildade e apaixonado pelas montanhas.

    Fica aí os contatos para quem quiser conhecer as fotos: Instagram, FaceBook e AventureBox.

    Na sexta-feira, saí de Caraguá para Lorena para visitar meus tios e primos e aguardar o Marcos pela manhã vindo de Itajubá. Nos encontramos no sábado por volta das 8h e seguimos para Passa Quatro tomando um cafézim e trocando meia duzia de prosa! Logo chegamos ao início da trilha, mochilas arrumadas, deixamos o carro estacionado logo após a Refúgio Serra Fina, onde agora tem um muro de cimento gigante e um portão enorme.

    O dia estava lindo e ensolarado, nossa expectativa de não pegar muita chuva estava grande, nossa meta era acampar no cume do Alto do Capim Amarelo.

    Para quem não conhece a região, essa normalmente é a trilha do primeiro dia da Travessia Clássica da Serra Fina. Alguns anos atrás fiz a travessia com os amigos Bruna Fávaro e Jeff Almeida, (Travessia da Serra Fina - 4 Dias).

    Caminhamos alguns metros pela estrada e um pouco antes da Toca do Lobo, onde começa a trilha, percebemos mais uma área de estacionamento, bem mais perto do início da trilha por sinal. Fica a dica, apesar da estrada ser bem acidentada, vale a pena para carros 4x4.

    Passamos pela Toca do Lobo, cruzamos o rio e seguimos montanha acima pela trilha íngrime. Depois de alguns minutos chegamos aos primeiros mirantes com vista para o Vale do Paraíba, coisa linda que já inspirou algumas fotos. Um pouco mais à esquerda já conseguimos avistar ao longe o Cume do Capim Amarelo. Subidão danado!

    Durante o trajeto até o Quartizito (o principal ponto de água até o cume) encontramos alguns corredores de montanha que provavelmente atacaram o cume bem cedo e já estavam retornando antes do meio dia.

    Depois de algumas horas, proseando, sem pressa e tirando algumas fotos chegamos ao Quartizitos, comemos um lanche, abastecemos o suficiente para subir a montanha, passar a noite, tomar café da manhã e retornar no dia seguinte (vale a pena levar pelo menos uns 2,5 ou 3L de água para tudo isso).

    Seguimos montanha acima por um trecho também muito íngreme até chegar no Passo dos Anjos, um dos lugares mais lindos da Travessia com uma vista incrível do Vale do Paraíba, da pequena crista que segue até a base da montanha onde fica o Capim Amarelo, e da Serra Fina.

    O Marcos parou alguns minutos para jogar Super Nintendo! (vide foto) hahahaha

    Mentira, ele estava fazendo algumas imagens de Drone, que devem ter ficado iradas! :D

    Gastamos alguns gigas dos cartões curtindo as fotos dessa região e seguimos para o trecho final da caminhada, com o objetivo de curtir o pôr-do-sol no cume.

    Depois de cerca de 1h de caminhada, mais ou menos na metade desse caminho, uma nuvem veio se formando por trás do cume, do nada! Aí não teve tempo nem de pensar, alguns minutos depois, tome pancada de chuva na cabeça! Pegamos as capas, nos protegemos e ficamos esperando alguns minutos a chuva forte passar. Achamos melhor esperar porque alguns raios nas nuvens estavam "estalando" apesar de não perceber nenhum caindo. Procuramos ficar em um lugar mais protegido. Vento frio cortando, pancadona na cabeça e os dois encolhidos felizes da vida curtindo a montanha. Vai entender esse povo doido da montanha! Hahaha Confesso que deu um pouco de medo os raios, senti que a montanha deu um aviso pra ficar esperto com essas visitas fora de temporada. Mesmo com a previsão boa e um dia todo ensolarado uma pancada dessas pode ser inevitável.

    Uns 30 minutos depois a chuva parou e, na mesma velocidade que chegou, foi embora deixando o cume limpo novamente. Cabreiros, esperamos mais alguns minutos para ver se o tempo limpo se mantinha e resolvemos seguir em frente.

    Logo chegamos nas cordas e trechos de escalaminhada, que pos sinal estavam bem umidos com as chuvas de verão... toca pra cima! Depois de muito barro e as cordas molhadas chegamos ao CUME!

    Coisa linda! O tempo estava muito limpo e com um visual incrível da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Sul de Minas. Armamos acampamento, preparamos um Chimarrão e ficamos curtindo o fim de tarde no Capim Amarelo.

    O friozinho da montanha logo chegou com a noite, um céu estrelado fantástico nos brindou nesse final de fevereiro, tivemos sorte e durante toda noite não caiu uma gota de chuva, apenas o sereno da madrugada.

    Filosofamos até o limite do universo haha celebramos a dádiva de poder compartilhar esse tempo e espaço que nos permite viver a vida em plenitude, desfrutando das montanhas e curtindo os amigos! Mas logo fomos preparar uma janta e capotamos porque o Capim Amarelo é uma pernada das boas! :D

    Acordamos com o sol na barraca e percebemos algo que pra mim foi muito diferente da outra vez que estive no Capim Amarelo. O cume estava muito florido e cheio de cores! Lindo de ver!

    Fizemos um registro fotográfico, tomamos um café e preparamos um chimarrão para curtir a vista da Serra Fina do lado oposto.

    Que visual! Vale muito a pena fazer esse ataque ao Capim Amarelo e curtir sem pressa, normalmente seguimos rápido para continuar a trilha durante a Travessia, mas esse ataque de bate e volta me surpreendeu para poder fazer um treino e aproveitar mais a montanha.

    Desarmamos acampamento, preparamos a mochila e seguimos de volta até o carro! Chegamos no final da trilha próximo da hora do almoço e deu tempo de esticar até Passa Quatro para comer uma comida mineira no fogão a lenha! Daquelas pratadinhas básicas do final de trilha! Rsrs

    Valeu galera pela leitura e Terra pelo convite e parceria! Que seja a primeira de muitas! Ihaaa! :D

    Renan Cavichi
    Renan Cavichi

    Publicado em 02/06/2019 17:54

    Realizada de 23/02/2019 até 24/02/2019

    Visualizações

    4055

    4 Comentários
    Marcelo Tartari 02/06/2019 19:13

    Show esta travessia feita em pleno verão, parabéns....

    Tô querendo ir conhecer esse lugar é muito lindo

    Renan Cavichi 10/06/2019 13:41

    Obrigado pessoal! A Travessia da Serra Fina é linda. Nessa oportunidade fizemos apenas um acampamento no Alto do Capim Amarelo. Vale a pena conhecer!

    Jone Rodrigues 16/11/2019 17:29

    Irado!

    Renan Cavichi

    Renan Cavichi

    Caraguatatuba - SP

    Rox
    5525

    Apaixonado por atividades outdoor e aventuras. Explorar as belezas naturais do nosso mundo na companhia dos amigos é uma das minhas maiores felicidades.

    Mapa de Aventuras
    www.linkedin.com/in/renancavichi


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Fabio Fliess, Bruno Negreiros e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.