Renan Cavichi 05/10/2014 17:48 com 1 participante
    Pedal em São Bento do Sapucaí

Um final de semana de muito pedal na serra da mantiqueira em parceria da Carol Emboava, onde fizemos as trilhas mapeadas pelo Eliseu Frecho

Mountain Bike

Claro que não demorou muito para a paixão dos amigos aventureiros me contagiar. Nesse começo de ano quebrei o porquinho e comprei uma magrela. o/ Logo depois de algumas semanas treinando e me acostumando com a bike, resolvemos encarar as primeiras trilhas.

Em plena terça-feira, eu e Carol (já que o restante dos amigos preferem trabalhar rsrs) subimos a serra com destino a São Bento do Sapucaí, uma cidadizinha paulista com jeitinho mineira, próxima a Campos do Jordão.

Chegando lá, fomos direto para o abrigo de montanha "Montanhismus" do Eliseu Frechou que tive o prazer de conhecer pessoalmente. Fomos muito bem recebidos, deixamos as mochilas, tiramos as bikes do carro e pegamos o guia de "Mountain Bike na Serra da Mantiqueira" feito pelo próprio Eliseu em parceria com os filhos.

Pra começar pegamos uma trilha fácil de 9 km. (Dica: cuidado com a definição de "fácil" de alguém que escala rochas de 850m. rsrs)

A trilha apesar de curta começa com uma bela subida que logo encontra uma outra subida mais difícil (basicamente você coloca a bike nas costas e sobe com ela um belo trecho que termina em um "vara mato" antes de começar a descer. Mas todo esforço é recompensado com a vista das montanhas da Mantiqueira.

De volta ao abrigo, tiramos um pouco da lama e fomos até a cidade recuperar as calorias no restaurante de comida mineira no fogão a lenha chamado "Taipa" (Tenho que confessar que essa é a parte da aventura que mais gosto).

A tarde encaramos uma trilha mais longa, no entanto, com todo percurso em estradas de terra e asfalto. Ainda sim com umas belas subidas de tirar o fôlego.

Depois de curtir todo esse visual maravilhoso de montanhas, riachos e cachoeiras, pra fechar o dia, assistimos com Eliseu alguns vídeos como o "Caminhos da Mantiqueira" e a expedição ao Monte Roraima, recomendo muito para quem for se hospedar no montanhismus assistir aos vídeos que ele tem por lá. Isso já vale a hospedagem! :D

No dia seguinte, com o tempo mais curto, resolvemos fazer um pedal na estrada que leva às proximidades Pedra do Baú, até a Cachoeira dos Amores. O percurso de 19 km saindo do abrigo é bem tranquilo e com visual do Baú muito bonito. Vale a pena para quem quer fazer um pedal mais leve.

Antes de ir embora fiz um pequeno vídeo para quem quiser conhecer um pouco do abrigo, juntamos as malas, colocamos as bikes no carro e passamos em mais um restaurante de comida mineira "Sabores da Serra". Difícil dizer qual dos dois é o melhor, acho que vou precisar de uma segunda rodada para chegar a uma opnião :D

Valeu galera, até o próximo restaurante mineiro! ...digo, até a próxima aventura! ;)