Renan Cavichi 24/11/2020 21:59 com 2 participantes
    Remada de Caiaque e SUP na Lagoa Azul em Caraguatatuba

Em um dia raro, consegui reunir meus pais e minha irmã para uma remada em família na Lagoa Azul, Litoral Norte de São Paulo, Caraguatatuba.

Canoagem Stand Up Paddle

Há muito tempo não conseguia praticar alguma atividade outdoor com meus pais. Apesar de passarmos muito tempo acampando em praias desertas e algumas trilhas na Bocaina na minha infância com eles e minhas irmãs, os dois deixaram um pouco de lado essa "vida de aventuras" e eu acabei me tornando a ovelha nerd/aventureira da família.

Em setembro desse ano, aproveitando a empolgação do meu pai de conseguir uns caiaques convenci os dois a nos acompanharem em uma remada na Lagoa Azul, que fica no bairro do Capricórnio, no canto direito da Massaguaçu em Caraguá.

Uma dica para quem vai remar na região é acessar a lagoa por um gramado que fica próximo a rua, no final do bairro, em uma pequena entrada de uns 50 metros escondida na vegetação. Isso porque o acesso pela praia foi bloqueado para carros na parte mais frequentada, onde a faixa de areia divide as águas do mar e da lagoa. Um lugar muito bonito, mas que costuma ficar lotado no final de semana.

Eu não conhecia a região e com poucos minutos de remada fiquei admirado com a beleza da paisagem e da vegetação hidrófila, a sensação foi que em poucos minutos remando tínhamos sido transportados para um pedaço do pantanal.

Não demorou mais de 15 minutos para os velhinhos sedentários (vou tomar um beliscão se lerem isso) começarem a perguntar se não estava ficando longe e se não era melhor voltar rsrs. Mas aos poucos conseguimos chegar até o final da lagoa onde a vegetação fecha por completo, não muito longe da estrada da Rio x Santos.

Voltamos então por entre os canais de vegetação, parando para algumas fotos das flores aquáticas que se abrem na luz do sol, dessa vez em direção ao mar onde fica a faixa de areia. A vista das montanhas em contraste com a lagoa é muito bonita, uma atividade bem tranquila e relaxante apesar do vento que exigia um pouco mais de força nas remadas.

Paramos um pouco antes da faixa de areia para fazer um registro e seguimos de volta para a entrada onde deixamos os carros.

Mais tarde no mesmo dia retornamos para fazer a remada com minha irmã e curtir o por do sol na lagoa. Impressionante como as cores e luzes tranformam o visual.

Recomendo muito, para quem curte uma remada, conhecer a região. Apesar de não ser um trecho longo, garante um bom treino e uma vista muito bonita.

Deixo aqui esse registro raro com meus pais remando, que um dia sei que vai ser uma lembrança especial para se revisitar.

Boas aventuras a todos!

Renan Cavichi 04/10/2021 18:29

Thanks Mohit! 🤘🏼

Cristina Barroso 29/10/2021 18:30

Nossa que incrível vc proporcionar este passeio p os seus pais .. espero que eles se empolguem e voltem para as aventuras .. nunca é tarde .. Eu por exemplo acampei a vida toda .. meus filhos cresceram em campings curtindo a natureza .. em 2002 com o divórcio parei de acampar .. mas o ano passado meu filho montou uma Kombi Hone aí e me animei e voltei p o campismo , comprei todas as tralhas de novo kk , ainda bem que meu atual marido também abraçou a ideia 😍 estamos com projeto de comprar um caiaque também .. 🙏

Que legal, Renan...e no quintal dr cada é melhor ainda...em breve vou fazer!

Renan fiquei encantada com seu relato! E por confidência, hoje mesmo em um grupo que sou integrante, uma escola estava em busca de informações sobre a Lagoa Azul no Bairro Capricórnio.  Pois o guia, teve um contratempo, e estavam pedindo informações.  Enviei o seu relato. Muito obrigada. Parabéns. Sou de São Sebastião, gostei muito de saber detalhes deste lugar tão bonito. 🌎🛶👏🏽👏🏽👏🏽

Renan Cavichi

Caraguatatuba - SP

Apaixonado por atividades outdoor e aventuras. Explorar as belezas naturais do nosso mundo na companhia dos amigos é uma das minhas maiores felicidades.

www.linkedin.com/in/renancavichi

Peter Tofte, Dri @Drilify e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.