AventureBox
Create your account Login Explore Home
Renan Cavichi 10/05/2014 18:55
    Trekking no Pico dos Marins - Piquete

    Trekking no Pico dos Marins - Piquete

    Caminhada intensa até o cume do Pico dos Marins na Serra da Mantiqueira com uma vista fantástica do Sul de Minas Gerais e Vale do Paraíba.

    Mountaineering Trekking Camping

    Em 2011 estivemos no Pico dos Marins, na divisa dos municípios de Piquete e Cruzeiro, no estado de São Paulo. Um dos trekkings clássicos da Serra da Mantiqueira, com seu ponto culminante com cerca de 2.400 metros de altitude.

    O Pico dos Marins segundo o IBGE é o pico mais alto localizado inteiramente dentro dos limites do estado de São Paulo, já que os outros pontos de maior altitude são divididos com Minas Gerais na Serra Fina, como a Pedra da Mina a cerca de 2.800 metros.

    Essa viagem começou com um convite de última hora do meu primo Marcelo Freitas que mora na região e estava se preparando para o trekking com o amigo Sérgio Zeraik.

    Nos encontramos com o guia Rony Treks na entrada da cidade de Piquete e seguimos de carro até a porteira onde começa a trilha, cerca de 22 km.

    Da porteira seguimos por uma estrada até o Morro do Careca, onde já temos uma vista fantástica do Pico dos Marins e do Vale do Paraíba. Do Morro do Careca, a trilha segue por uma vegetação baixa até começar a se aproximar das pedras onde começam as escalaminhadas pela rocha.

    A maior parte da trilha segue por entre as rochas, com setas e totens demarcando o caminho. Para quem já tem experiência com trekkings é uma trilha de fácil orientação com tempo bom. No entanto, com tempo fechado, fica bem complicado, sem um GPS o risco de se perder é muito grande.

    Chegamos na base do Marins onde montamos acampamento em cerca de 7h30, um trekking pesado na minha opnião, considerando a subida com mochila cargueira e o fato de se ter apenas um ponto de água em toda trilha, não muito confiável por sinal, então, recomendo levar toda água necessária para a trilha.

    Ainda no final da tarde, depois de montar acampamento, fizemos um ataque ao cume e tivemos o previlégio de estar nesse lugar incrível durante o pôr do sol. Rolaram muitas fotos lindas para registrar esse momento.

    Na manhã seguinte fizemos mais um ataque ao cume e voltamos pela mesma trilha, dessa vez em menos de 4h até a porteira.

    Um trekking fantástico que recomendo para todos que querem se aventurar pela Serra da Mantiqueira, mas caso não tenha experiência e um bom GPS, procure ir com um guia da região.

    Grande abraço,

    Boas Aventuras!

    Renan Cavichi
    Renan Cavichi

    Published on 10/05/2014 18:55

    Performed from 12/22/2011 to 12/23/2011

    Views

    6418

    4 Comments
    Renan Mendes 07/28/2015 14:03

    Quantos quilômetros de caminhada? Quantas horas no total vcs fizeram? Abs

    Renan Cavichi 07/28/2015 16:11

    Fala Renan, são aproximadamente 6km até o cume. Fizemos a trilha de cargueira pra acampar na base do Pico, levamos aproximadamente 7h30.

    Renan Cavichi 07/28/2015 16:12

    Também é comum fazer bate-volta no mesmo dia, neste caso dá para fazer em bem menos tempo com a mochila leve!

    Renan Mendes 08/03/2015 12:56

    Legal! Valeu pelas informações!

    Renan Cavichi

    Renan Cavichi

    Caraguatatuba - SP

    Rox
    5293

    Apaixonado por atividades outdoor e aventuras. Explorar as belezas naturais do nosso mundo na companhia dos amigos é uma das minhas maiores felicidades.

    Adventures Map
    www.linkedin.com/in/renancavichi

    Minimum Impact
    Manifesto
    Rox

    Fabio Fliess, Renan Cavichi and 425 others support the Minimum Impact Manifest


    Together
    Inclusive Adventures
    Rox

    Fabio Fliess, Peter Tofte and 165 others support the Together page.