Renan Cavichi 05/10/2014 18:55
    Trekking no Pico dos Marins - Piquete

Caminhada intensa até o cume do Pico dos Marins na Serra da Mantiqueira com uma vista fantástica do Sul de Minas Gerais e Vale do Paraíba.

Montanhismo Trekking Acampamento

Em 2011 estivemos no Pico dos Marins, na divisa dos municípios de Piquete e Cruzeiro, no estado de São Paulo. Um dos trekkings clássicos da Serra da Mantiqueira, com seu ponto culminante com cerca de 2.400 metros de altitude.

O Pico dos Marins segundo o IBGE é o pico mais alto localizado inteiramente dentro dos limites do estado de São Paulo, já que os outros pontos de maior altitude são divididos com Minas Gerais na Serra Fina, como a Pedra da Mina a cerca de 2.800 metros.

Essa viagem começou com um convite de última hora do meu primo Marcelo Freitas que mora na região e estava se preparando para o trekking com o amigo Sérgio Zeraik.

Nos encontramos com o guia Rony Treks na entrada da cidade de Piquete e seguimos de carro até a porteira onde começa a trilha, cerca de 22 km.

Da porteira seguimos por uma estrada até o Morro do Careca, onde já temos uma vista fantástica do Pico dos Marins e do Vale do Paraíba. Do Morro do Careca, a trilha segue por uma vegetação baixa até começar a se aproximar das pedras onde começam as escalaminhadas pela rocha.

A maior parte da trilha segue por entre as rochas, com setas e totens demarcando o caminho. Para quem já tem experiência com trekkings é uma trilha de fácil orientação com tempo bom. No entanto, com tempo fechado, fica bem complicado, sem um GPS o risco de se perder é muito grande.

Chegamos na base do Marins onde montamos acampamento em cerca de 7h30, um trekking pesado na minha opnião, considerando a subida com mochila cargueira e o fato de se ter apenas um ponto de água em toda trilha, não muito confiável por sinal, então, recomendo levar toda água necessária para a trilha.

Ainda no final da tarde, depois de montar acampamento, fizemos um ataque ao cume e tivemos o previlégio de estar nesse lugar incrível durante o pôr do sol. Rolaram muitas fotos lindas para registrar esse momento.

Na manhã seguinte fizemos mais um ataque ao cume e voltamos pela mesma trilha, dessa vez em menos de 4h até a porteira.

Um trekking fantástico que recomendo para todos que querem se aventurar pela Serra da Mantiqueira, mas caso não tenha experiência e um bom GPS, procure ir com um guia da região.