AventureBoxExplore
Create your account
Pacific Crest Trail - NorCal

Pacific Crest Trail - NorCal

Terceiro trecho da nossa jornada pela Pacific Crest Trail, Depois das montanhas da Sierra Nevada é hora de encarar o Norte da Califórnia.

Mountaineering Trekking Long Distance

Esse relato é a parte 3 de 5. Se você já leu o Pacific Crest Trail - Deserto ou Pacific Crest Trail - Sierra Nevada pule para depois da primeira foto.

A Pacific Crest Trail (PCT) é uma das mais famosas trilhas de longo curso do mundo. Seu trajeto conecta o México ao Canadá, cruzando as montanhas da Costa Oeste dos Estados Unidos por mais de 4 mil quilômetros. Recém casados, desejosos de vivenciar uma jornada de muito tempo em contato com a natureza, eu e Bia começamos a cogitar algumas possibilidades. Um belo dia ela virou para mim:

- Porque não vamos para a PCT?

Assim surgiu o projeto Caminho a Dois. Definimos três objetivos claros para nós: vivenciar a desconexão, o minimalismo e o mínimo impacto. Como a ideia não era viver um ano sabático e sim viver um processo de sinergia para reorganizar nossas vidas, criamos um projeto para trabalhar juntos. Assim, definimos mais três objetivos: produzir um documentário (A trilha, o terceiro da nossa história), uma exposição fotográfica e um livro (que pode ser adquirido pelo link - Caminho a Dois - Uma jornada pela Pacific Crest Trail )

No documentário, trabalhamos em cima das diversas entrevistas que realizamos com os trilheiros que encontramos no caminho. No livro, relatamos a nossa história, sem desejar manualizar a jornada. Nas fotos, estarão nossa visão e sentimentos.

Aqui no Aventurebox, pretendo relatar o campo do "COMO". Minha intenção é deixar claro nossas decisões logísticas e o planejamento que preparamos e executamos.

Devido a dimensão dessa travessia, que cruza um país continental, transformamos nossa meta em objetivos intermediários. A PCT foi dividida em cinco: os estados do Washington e Oregon, balizados por suas divisas, eram os dois últimos trechos; a california foi dividida em três - Deserto (a porção sul), Sierra Nevada (central) e Norte da Califórnia. Essa medida, além de nos trazer a alegria de ver as etapas sendo superadas, facilitou as decisões logísticas.

Números PCT - NorCal

  • Distância da fronteira com México: 2722,5 km
  • Dias do início: 122
  • Distância total do NorCal: 1085,9 km
  • Dias na Sierra Nevada: 37
  • Período: 28 de junho à 3 de agosto
  • Média km/dia: 29,35 km
  • Altimetria positiva acumulada: 36.465 m
  • Altimetria negativa acumulada: 36.810 m
  • Neros (distância < 15 km): 4
  • Dia mais longo: 44,8 km
  • Dia mais curto: 8,6 km
  • Temperatura mais quente: 39º C
  • Temperatura mais fria: 8º C

NorCal

Numa trilha de longo curso, como na vida, se dividirmos o trajeto total em frações menores a sensação de cumprimento de metas e percepção de evolução ajudam a nos manter motivados. No caso da PCT, dividimos em cinco: Deserto, Serra Nevada, NorCal, Oregon e Washington. Porém, o fim da Serra Nevada gera muitas controvérsias. Autores e pesquisadores consagrados divergem sobre esse limite. Assim, por se tratar de mero checkpoint do Caminho a Dois, definimos o Sonora Pass como ponto dessa transição.

Bem diferente do trecho anterior, o Norte da California não nos apresentou nenhuma dificuldade técnica ou trilhas desafiadoras. O principal aspecto dessa parte do Caminho a Dois foi vencer a parte psicológica. Após viver 101 dias na trilha, ainda não tínhamos chegado no marco da metade do caminho e isso gerava um conflito mental grande. Principalmente porque a meta prevista não nos dava a mesma quantidade de tempo para percorrer a segunda metade da trilha.

Por outro lado, principalmente para mim (Edinho) depois que cruzamos o Half Marker que simboliza a metade do trajeto, o mindset mudou. Nas frases onde eu dizia "ainda" passei a dizer "já".

- Já estamos no Km 2.100!

- Já estamos chegando no Oregon!

- Já andamos mais da metade!

Parece bobeira, mas os dias ficaram bem mais fáceis. Para a Bia esse mindset mudou mesmo na fronteira com o Oregon. No nosso filme, A trilha, tem a cena da felicidade dela chegando nessa fronteira. =D

Edinho e Bia no Half Marker

A variação de altimétrica no NorCal é um dos principais fatores responsáveis pela diversidade ecológica. Nos trechos mais altos, passamos por lugares que podem ficar cerca de 200 dias/ano cobertos por neve, onde observamos algumas red firs, espécie de pinheiros adaptados para essa característica. Um fato curioso é que nos pinheiros observamos uma espécie de musgo que nos permitia ver a altura que a neve chega durante o inverno. Em contrapartida, em regiões mais baixas, as altas temperaturas, os arbustos característicos do chaparral e a presença de cobras, sendo algumas cascavéis, nos permite recordar da jornada pelo deserto do Sul da California.

O segundo trecho do NorCal, quando entramos na Desolation Wilderness devido o solo rochoso as flores e grandes árvores sumiram. Porém, apesar da pouca elevação, montanhas de granito e lagos de águas cristalinas deixavam as paisagens belíssimas. Muitos visuais que lembravam as montanhas da Sierra Nevada localizadas mais ao sul.

Em relação aos animais, observamos um aumento considerável de roedores. Também vimos o primeiro urso de nossas vidas. Nas partes mais baixas voltamos a observar cobras e calangos, além de perceber um aumento considerável na quantidade de pássaros.

A surpresa negativa da natureza foi a poluição do ar. Muitas estradas, a popularidade da belíssima região do Lake Tahoe aliados as fumaças vinda dos incêndios nas proximidades da trilha prejudicaram bastante nossos pulmões. Em alguns dias era até difícil de enxergar as montanhas.

Do marco da metade do caminho (Half Marker) fomos presenteados com a maravilhosa visão do Mount Shasta, o segundo maior vulcão das Cascades. A Pacific Crest Trail faz um arco pelo Oeste do monte, assim por quase 500 km podemos observá-lo. O vimos do sul, do oeste e do norte.

Para finalizar as maravilhas naturais do Norte da California percorremos o trecho do Lassen Volcanic National Park onde além de ver os campos de lava também observamos o Terminal Geiser. Outro ponto de destaque foi a belíssima cachoeira Burney Falls.

Material

Após terminar a obrigatoriedade de conduzir o bear canister - um recipiente para armazenar a comida protegendo-a dos ursos e os ursos da comida - e sem a necessidade dos materiais específicos para neve e frio, a primeira felicidade de chegar no NorCal foi mandar o peso extra embora e sentir a mochila mais leve.

Para conferir no detalhe o nosso equipamento nesse trecho, dê uma conferida no checklist.

Ressuprimento

Nossa estratégia no NorCal foi evitar cidades. Não fizemos nenhum Zero (dia sem andar nada) e apenas 4 Neros (dias andando menos que 15 km). Assim, a maior parte dos ressuprimentos foi bem rápido e priorizamos as opções mais próximas da trilha.

Um aspecto que nos surpreendeu no NorCal foi perceber que o retorno dos pontos de parada, em sua esmagadora maioria, era de íngremes subidas com considerável variação altimetria. O que geralmente era brindado com mochilas carregadas com bastante água e comida.

Pontos de ressuprimento no NorCal

  • South Lake Tahoe (refeições, mercado, material, banho, lavanderia)
  • Truckee (refeições, mercado, material, banho, lavanderia)
  • Sierra City (refeições, mercado)
  • Bucks Lake (mercado,refeições, banho, lavanderia)
  • Belden (refeição)
  • Drakesbad Guest Ranch (refeição)
  • Old Station (refeições, mercado, banho, lavanderia)
  • Burney Mountain Guest Ranch (refeições, mercado, banho, lavanderia)
  • Burney Falls (refeição)
  • Caribou Crossroad (refeições, mercado, material, banho, lavanderia)
  • Etna (refeições, mercado, material, banho, lavanderia)
  • Seiad Valley (refeições, mercado, material)

Orientação e Navegação

No NorCal a trilha orientação é bem intuitiva e a trilha não é técnica. O balizamento é claro e mesmo com a fumaça atrapalhando a visão dos vales e montanhas distantes, não tivemos nenhuma dificuldade na orientação.

Condicionamento Físico

Depois de passar mais de cem dias na trilha, sendo que as semanas mais recentes tinham sido caminhando acima dos 3.000 m, quando chegamos no NorCal percebemos que o nosso condicionamento estava ótimo. Aliado a esses fatores, com nossas mochilas mais leves, nossa média de quilômetros/dia disparou superando nossas expectativas.

Destaques do Norcal

  • Flores e pássaros
  • South Lake Tahoe
  • Lagos Alpinos após Lake tahoe
  • Mount Shasta
  • Burney Mountain Guest Ranch
  • Burney Falls
  • Half Marker
  • Lassen Volcanic National Pa
  • Chegar no Oregon =D

A PCT foi uma jornada incrível e transformadora para nós. Qualquer um que tenha interesse em viver algo parecido e deseja trocar ideias sobre. Fique à vontade para questionar. Além do nosso perfil do Aventurebox, também temos o site suacasaeomundo.com.br , além de facebook e instagram.

A todos, bons ventos e aquele abraço!

Edinho-Sua Casa É O Mundo

Edinho-Sua Casa É O Mundo

Rio de Janeiro

Rox
610

Criador do Sua Casa é o Mundo. Apaixonado por viagens, atividades ao ar livre e esportes de aventura. Acredita que sonhar é importante e realizar sonhos é fundamental.

Adventures Map
suacasaeomundo.com.br

469 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Bruno Negreiros and 405 others support the Minimum Impact Manifest