AventureBoxExplore
Create your account
Pacific Crest Trail - Washington

Pacific Crest Trail - Washington

Quinto e derradeiro trecho da nossa jornada pela Pacific Crest Trail, Estado do Washington.

Mountaineering Trekking Long Distance

Esse relato é a parte 5 de 5. Se você já leu o Pacific Crest Trail - Deserto ou Pacific Crest Trail - Sierra Nevada , Pacific Crest Trail - NorCal ou Pacific Crest Trail - Oregon pule para depois da primeira foto.

A Pacific Crest Trail (PCT) é uma das mais famosas trilhas de longo curso do mundo. Seu trajeto conecta o México ao Canadá, cruzando as montanhas da Costa Oeste dos Estados Unidos por mais de 4 mil quilômetros. Recém casados, desejosos de vivenciar uma jornada de muito tempo em contato com a natureza, eu e Bia começamos a cogitar algumas possibilidades. Um belo dia ela virou para mim:

- Porque não vamos para a PCT?

Assim surgiu o projeto Caminho a Dois. Definimos três objetivos claros para nós: vivenciar a desconexão, o minimalismo e o mínimo impacto. Como a ideia não era viver um ano sabático e sim viver um processo de sinergia para reorganizar nossas vidas, criamos um projeto para trabalhar juntos. Assim, definimos mais três objetivos: produzir um documentário (A trilha, o terceiro da nossa história), uma exposição fotográfica e um livro (que pode ser adquirido pelo link - Caminho a Dois - Uma jornada pela Pacific Crest Trail )

No documentário, trabalhamos em cima das diversas entrevistas que realizamos com os trilheiros que encontramos no caminho. No livro, relatamos a nossa história, sem desejar manualizar a jornada. Nas fotos, estarão nossa visão e sentimentos.

Aqui no Aventurebox, pretendo relatar o campo do "COMO". Minha intenção é deixar claro nossas decisões logísticas e o planejamento que preparamos e executamos.

Devido a dimensão dessa travessia, que cruza um país continental, transformamos nossa meta em objetivos intermediários. A PCT foi dividida em cinco: os estados do Washington e Oregon, balizados por suas divisas, eram os dois últimos trechos; a california foi dividida em três - Deserto (a porção sul), Sierra Nevada (central) e Norte da Califórnia. Essa medida, além de nos trazer a alegria de ver as etapas sendo superadas, facilitou as decisões logísticas.

Números PCT - Washington

  • Distância da fronteira com México: 4.268,9 km
  • Dias do início: 166
  • Distância total do Washington: 813,9 km
  • Dias no Washington: 27
  • Período: 22 de agosto à 17 de setembro
  • Média km/dia: 30,1 km
  • Altimetria positiva acumulada: 31.570m
  • Altimetria negativa acumulada: 31.707 m
  • Neros (distância < 20 km): 2
  • Dia mais longo: 41,7 km
  • Dia mais curto: 14,5 km
  • Temperatura mais quente: 28 ºC
  • Temperatura mais fria: -6 ºC

Washington

Em Washington a PCT segue, na maior parte do tempo, o traçado da Cascade Crest Trail, uma trilha construída entre 1935 e 39. É a parte com maior variedade da Pacific Crest Trail. Floresta de pinheiros, regiões de glaciares e vulcões em atividade permitem maravilhosos visuais. Isso quando a chuva da uma pausa e as nuvens deixam uma brecha.

A trilha

Sem sombra de dúvidas o trecho do Estado do Washington é o mais técnico da PCT. Em alguns momentos as subidas são íngremes, lembrando os "toca pra cima" que conhecemos no Brasil, não existindo os famosos ziguezagues encontrados nos trechos anteriores da PCT. A trilha, como no Oregon, também percorre trechos de lava vulcânica, principalmente nas proximidades do Mount Adams. Na região da Goat Rocks Wilderness caminhamos por um glaciar e em alguns trechos é preciso planejar bem o abastecimento de água, principalmente quando a trilha ganha altimetria se afastando das partes baixas dos vales.

Navegação e Orientação

A sinalização no Estado do Washington é muito boa. Algumas placas novas e diferentes nos lembravam as bem cuidadas sinalizações da John Muir Trail, na Sierra Nevada. Percebemos que no Estado do Washington a cultura outdoor é bem desenvolvida. Chamou nossa atenção a existência de placas indicando "banheiros". Na realidade, eram "grandes latrinas" ou "pequenas fossas" estrategicamente posicionadas atrás de árvores/arbustos para "canalizar" os locais de utilização para esses fins. Achamos interessante.

Ressuprimento

Desde que começamos a preparação para a PCT, percebemos que o ressuprimento no Washington não seria simples. Como antes de chegar na trilha, por ignorância quanto a dinâmica de uma jornada como essa, as dificuldades ganham proporções enormes, decidimos planejar esse trecho final durante nossa experiência.

Devido a dificuldade de acessar cidades, nossa estratégia de ressuprimento foi continuar evitando as cidades. Assim, no Washington, compramos comida no White Pass, onde também recebemos uma caixa da Adriane e do Thales. Um casal de brasileiros que vive em Issaquah e ao saber da nossa aventura fizeram contato nos oferecendo ajuda. Enviaram essa caixa surpresa, recheada de delícias brasileiras e também nos hospedaram na casa deles.

De Issaquah enviamos uma caixa pra Steheiken e compramos alguns snacks no Steven Pass. Com relação ao material, compramos uma calça impermeável para Bia.

  • Cascade Locks (refeições, mercado, material, banho, lavanderia)
  • White Pass (refeições, mercado, material, banho, lavanderia)
  • Snoqualmie Pass - Issaquah (refeições, mercado, material, banho, lavanderia)
  • Stevens Pass (refeição, mercado)
  • Steheiken (refeição, material na caixa, banho, lavanderia)

Natureza

Um senhor nativo nos disse que no Washington “Quando você consegue ver o Mount Rainier significa que vai chover. Quando você não o vê, está chovendo.” Desde o início da nossa jornada pretendíamos terminar a trilha antes de 15 de setembro porque, segundo os americanos que conhecemos, a partir da segunda quinzena de setembro o outono já da a suas caras no Washington. Porém, bastou cruzar a Bridge of Gods e logo no primeiro dia começou a chover.

Observamos que a região é muita úmida, conhecemos as rain forests com suas belíssimas árvores enormes e muita vegetação. Analisando a altura dos musgos no tronco das árvores também identificamos que durante o inverno há uma enorme quantidade de neve na região.

Destaques do Washington

Se alguém nos perguntasse um trecho para percorrer por 1 semana em toda PCT, a resposta seria do Snoqualmie Pass até o Stevens Pass. Com variedade de visuais, montanhas escarpadas, florestas agradáveis e belíssimos lagos,

  • Bridge of Gods
  • Mount Adams
  • Mount Rainier
  • Urich Cabin
  • Snoqualmie Pass até Stevens Pass
  • Kendall Katwalk
  • Goat Rocks Wilderness

A PCT foi uma jornada incrível e transformadora para nós. Qualquer um que tenha interesse em viver algo parecido e deseja trocar ideias sobre. Fique à vontade para questionar. Além do nosso perfil do Aventurebox, também temos o site suacasaeomundo.com.br , além de facebook e instagram.

A todos, bons ventos e aquele abraço!

2
Renan Cavichi
Renan Cavichi 11/15/2019 16:27

Como diriam meus alunos: "Mitou!" rsrs Demais irmão, trip épica! Sem dúvida um dos registros mais completos da plataforma!

Edinho-Sua Casa É O Mundo
Edinho-Sua Casa É O Mundo 11/15/2019 19:30

🤣🤣Resolvi tirar os rascunhos da gaveta. A chegada do App foi o incentivo pra voltar a ser ativo por aqui. 😁🤟🏾🤟🏾🤟🏾

Edinho-Sua Casa É O Mundo

Edinho-Sua Casa É O Mundo

Rio de Janeiro

Rox
594

Criador do Sua Casa é o Mundo. Apaixonado por viagens, atividades ao ar livre e esportes de aventura. Acredita que sonhar é importante e realizar sonhos é fundamental.

Adventures Map
suacasaeomundo.com.br

469 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruno Negreiros, Renan Cavichi and 396 others support the Minimum Impact Manifest