AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Suelen Nishimuta 02/10/2017 21:59 com 1 participante
    Pico do Corcovado Ubatuba -  Um sonho de infância

    Pico do Corcovado Ubatuba - Um sonho de infância

    Trilha no Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Picinguaba

    Pico do Corcovado - Ubatuba

    Um sonho de Infância...

    Ahhhh! Os Amigos! Pra ser mais precisa, a amiga!

    Nesse relato conto como foi subir o Pico do Corcovado. No entando conto mais do que isso. Conto o motivo pelo qual subimos o pico. Este aqui ó:

    Uma amiga querida, Laurinha, que nada tem a ver com o diminutivo, pelo contrário, é grande tanto no tamanho, quanto de coração, me disse que há muito tempo gostaria de subir o Pico do Corcovado.

    Quando me disse há algum tempo, não sabia que esta vontade já tinha completado 30 anos!

    Ocorre que um dia seu irmão se perdeu na tentativa e acabaram por prorrogar a subida.

    Desafio lançado e aceito, lá fomos nós!

    Foram 3 meses e 47 e-mails trocados com o Núcleo de Picinguaba, consegui a minha autorização para subir e acampar.

    Eles disseram que era obrigatório e eu, como uma boa advogada fiz tudo dentro da lei, mesmo não tendo fiscalização.

    Ao menos ganheir o título oficial de aventureira!

    Como foi a primeira vez que subiria, não sabia bem como era a fiscalização e espaço para acampar. Isso nos deixou um pouco tensos ao passo que algumas outras pessoas subiam para acampar também. Mas deu tudo certo.

    Café da manhã tomado, fomos de carro até o local que o Thiago (Fé no Pé) nos sugeriu. A partir de lá iniciamos a trilha a pé e seguindo o tracklog.

    No início, a trilha não era tão íngreme e todos estavam animados para a aventura que iniciava. Foram meses de preparativos para alguns e horas para outros...rs.. #quemnunca

    Compartilhamos estórias e sentimentos. Foram muitas.

    Até que as dificuldades começaram a surgir e cada um de nós teve que lidar com os desafios que apareceram de forma particular.

    Aos mais fortes, naturalmente, vão seguindo e puxando o pessoal. Aos mais resistentes, o desafio de saber quando parar.

    Foi muito difícil e paramos sempre que achamos necessário. Com paradas mais longas para um almoço (lanche) e reposição da água.

    Oito horas de subida e chegamos ao topo. Já havia barracas montadas no cume mais alto, mas decidimos montar nossas barracas juntos em um espaço um pouco maior do lado oposto, mas que nos acolheu perfeitamente (se não fosse a pequena inclinação que nos fazia escorregar à noite! rs).

    Montamos as barracas (sim! tinha uma mansão entre nós!rs), fizemos o jantar, tomamos um "banho" e admiramos o filete de lua crescente laranja e muitas estrelas. Tudo isso regado a chimarrão e boa companhia.

    Com exceção de André e eu, todas já eram amigas de infância da Laurinha ou casados com uma delas. Era uma egrégora muito forte e gostosa de participar. Acredito que experiência como esta, só os deixou mais fortes! Lindo de se ver e de sentir. Fomos absorvidos nessa onda de bons sentimentos.

    22:30h e todos fomos dormir. Ver o nascer do sol, assinar o livro e descer 1.160m altitude era o desafio do dia seguinte.

    Nascer do sol e livros assinados, tomamos café e desmontamos nossas barracas.

    Pensei que a descida seria um pouco mais fácil. Mas não foi. Levamos sete horas, tivemos um ombro deslocado no dia anterior (que só percebemos de madrugada) e muitos joelhos doídos.

    Essa trilha nos desafia do início ao fim.

    Mas o sentimento (além das pernas doídas! rs...) de cada um foi de dever cumprido e do Pico conquistado!

    E pra fechar com chave de ouro, tomamos um banho de mar, depois fomos pra uma hidromassagem aquecida e cerveja gelada para quem quisesse. E pra matar a fome dos guerreiros, moqueca (divina) de peixe e de banana.

    Só tenho a agradecer a oportunidade deste momento único, aos novos amigos e ao amor que já não vivo sem.

    Suelen Nishimuta
    Suelen Nishimuta

    Publicado em 02/10/2017 21:59

    Realizada de 23/09/2017 até 24/09/2017

    1 Participante

    André Lima

    Visualizações

    4770

    13 Comentários
    Suelen Nishimuta 04/10/2017 17:47

    Fábio foi demais! Não deixa ela aí por muito tempo! :) Obrigada!

    Renan Cavichi 05/10/2017 13:05

    Demais Su! Parabéns pela conquista! Fizemos esse pico já faz alguns anos e até hoje lembro que foi um perrengue brabo com cargueira, principalmente porque foi uns dos primeiros! A amizade da galera que participou continua forte até hoje! :)

    Renan Cavichi 05/10/2017 13:05

    Fiquei curioso sobre a questão da autorização, porque foram necessários tantos emails e tanto tempo pra conseguir?

    Suelen Nishimuta 10/10/2017 00:26

    Valeu Renan!!! É uma trilha bem emocionante (vontade de chorar e sorrir o tempo todo! hahaha...) E a amizade perdura, com certeza! A questão da autorização foi porque eles são desorganizados e talvez haja até algo errado (recomendam guia e nós fomos sozinhos), então marcaram para três meses após a data que pedi. Daí a responsável ficava mandando e-mail remarcando (confusão que ela mesma fazia). Depois ela mudou e e-mail, pediu que assinássemos um termo, cada um de nós nos responsabilizando e enviasse também o documento de cada um. No fim, deu esta autorização anexa ao relato e me responsabilizando por todos. Chegando lá, não havia fiscalização. Compreendo que deve haver um controle, por segurança de todos. Mas sem fiscalização isso se torna dispensável. ;)

    Tiago Borges 11/10/2017 15:00

    as vezes, bem as vezes e principalmente na temporada eles fazem uma "sacanagem" de colocar fiscalização lá no cume...ai vc chega lá sem autorização os caras querem aprender seu equipo e ainda te fazem descer :-/

    Renan Cavichi 15/10/2017 16:43

    Entendi Su! Achei um prazo bem longo, três meses para conseguir visitar um parque não é muito comum! Espero que consigam organizar melhor por lá!

    Suelen Nishimuta 31/10/2017 11:31

    Olha Tiago, muita sacanagem isso. Entendo, daí com um olhar jurídico, que a fiscalização não pode ocorrer isoladamente. Ela deve sim acontecer, mas em conjunto com uma boa administração e orientação. Uma placa dizendo que suas obrigações não justifica isso. Vamos lutando para que sejamos razoáveis de ambos os lados sempre! :)

    Felipe Nomade 02/08/2018 13:32

    Caraca! como é que vc conseguiu essa autorização? Pode nos dar dicas do caminho das pedras para conseguir uma também? Acho uma sacanagem o PESM proibir acesso, mesmo solicitando autorização eles não dão, ficamos sujeitos à multa e apreensão dos equips... Como se montanhista fosse criminoso! Somos os maiores interessados no uso sustentável das montanhas...

    Suelen Nishimuta

    Suelen Nishimuta

    São Paulo - SP

    Rox
    176

    "O meu melhor talento é ter comigo um monte de amigos." gSé

    Mapa de Aventuras


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Renan Cavichi, Bruno Negreiros e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.