AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Tiago Borges 27/10/2015 09:28
    Trilha Pico Do Corcovado – Ubatuba/SP

    Trilha Pico Do Corcovado – Ubatuba/SP

    O Pico do Corcovado Possui 1.181 m de altitude e é o pico mais imponente do litoral norte paulista

    Trekking Montanhismo Acampamento

    O Pico do Corcovado Possui 1.181 m de altitude e é o pico mais imponente do litoral norte paulista, a visão dele da Rodovia Rio-Santos impressiona por seu alto maciço e sua alta inclinação.

    Características

    Dificuldade: Alta
    Distância: 8,5 km
    Altitude Máxima: 1.181 m
    Circular: Sim

    A Trilha

    Para realizar essa trilha é necessário autorização do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Pincinguaba, o agendamento é feito através do e-mail agendamento.picinguaba@gmail.com.br e caso queira obter mais informações existe também o e-mail pesm.picinguaba@fflorestal.sp.gov.br. Faça sua parte, agende antes de iniciar a subida.

    Realizamos essa trilha nos dias 12 e 13 de outubro de 2013, quem me acompanhou nessa foi o Luan e meu pai.

    Para chegar até o inicio da trilha siga pela Rio-Santos até o Km 96 e entre no Bairro do Corcovado, poucos metros após sair da rodovia haverá uma bifurcação, siga pela esquerda na estrada asfaltada, mais ou menos 1 km a frente você verá placa indicando a direita o caminho para o Pico já em estrada de terra, entrando nessa estrada, após passar a ponte o inicio da trilha é na segunda entrada a direita onde é possível chegar de carro até um campo de futebol.

    A estrada é bem deserta mas não é aconselhável deixar o carro em qualquer lugar, praticamente em frente ao campo de futebol existe uma pequena casa do senhor Tozaki, um senhor muito gente boa e cheio de histórias para contar que guardou nosso carro nos dois dias de trilha, vale a pena chegar cedo para conversar.

    Após passar o campo de futebol siga a estrada pela direita até uma pinguela, passando a pinguela o caminho é tranquilo por uma estradinha por mais uns 50 m até entrar realmente na trilha mais fechada que logo no começo já corta um rio, partindo desse trecho é praticamente só subida.

    Não existe muita dificuldade de navegação na trilha, ela esta bem visível, o que é necessário é um pouco de atenção em alguns trechos que induzem a pegar outro caminho “sem saída”, outra coisa que se deve ter cuidado são animais, logo no começo o senhor Tozaki nos avisou que existem cobras venenosas na trilha e não demorou muito para encontrarmos.

    Após aproximadamente 2 horas de subida chegamos a “Igrejinha”, não fique esperando nada construído pelo homem, são algumas pedras grandes amontoadas (diz a lenda que à meia-noite, próximo da igrejinha é possível avistar a imagem do Frei Bartolomeu rondando por lá), existe uma corda pressa nas pedras, não tentamos subir nelas até porque na subida o tempo estava meio fechado, caminhando alguns metros existe uma outra subida via trilha bem ao lado da igrejinha que é um belo mirante.

    Esse trecho da igrejinha esta a aproximadamente 450 m de altitude, passando dele a trilha vai ficando cada vez mais pesada, a inclinação junto com os altos degraus formados pelas raízes das arvores exigem bastante das pernas na subida. Considere esse ponto como ponto de desistência.Depois de sair da igrejinha, caminhando por quase 900 m de distância e a alcançando 750 m de altitude, esta o último ponto de água próximo da trilha, a trilha segue pela direita e o ponto de água esta a esquerda, mesmo a distancia entre a igrejinha e o ponto de água parecendo ser pequena não se engane, andar tudo isso com a inclinação da trilha não é tão rápido.Continuando subindo após a “bifurcação” do trecho de água, andando por mais aproximadamente 850 m e chegando a 1.050 m de altitude esta uma clareira como primeiro ponto de camping, desse trecho até o pico falta pouco, porém, a última subida até o cume é bem pesada, dependendo do cansaço considere ou parar um pouco nesse trecho ou até mesmo acampar nele e seguir no dia seguinte.Partindo do camping a trilha segue pela direita e já na crista do pico lateral ao Corcovado, andando cerca de 5 minutos já é possível ter uma visão clara do pico. Esse trecho da trilha é bem suave levando em consideração o que já se passou, alguns trechos até com pequenos declives.

    O último trecho da trilha para chegar ao cume é uma “escalaminhada”, essa é a hora do esforço final onde é necessário e muito a ajuda das mãos para subir os últimos 100 m de distancia e aproximadamente 60 m de altitude e alguns pontos com pedras molhadas que dificultam bastante a subida.

    Após passar a escalaminhada, a direita esta o cume do pico com uma pequena área de camping para no máximo 3 barracas pequenas e um pouco mais a frente um pequeno espaço para mais uma barraca, virando para a esquerda há uma área de camping maior e mais protegida do vento, nós acabamos acampando nessa área da esquerda.

    Acampamento montado é hora de desfrutar a beleza do lugar, do cume é possível avistar o mar, a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira, dizem que é possível avistar a Serra da Bocaina, porém, dentre as cadeias de montanhas não conseguimos identifica-la.

    Pelas fotos já da para perceber que faz frio durante a noite, então se prepare para os ventos e o frio, uma outra dica que não seguimos foi guarde todos os alimentos dentro da barraca, esquecemos um pacote de bolacha fora da barraca e durante a noite um quati tentou rouba-lo.Se programe para acordar bem cedo, afinal após subir tudo isso não se pode perder o lindo nascer do sol no mar certo? O nascer do sol no alto do pico é uma visão incrível que compensa qualquer esforço da subida.

    Depois de tudo muito bem apreciado, é hora da descida. A descida também não tem segredos de navegação, só prestar atenção e seguir a trilha, se na subida exige bastante das coxas e da panturrilha, na descida a força sobre os joelhos é grande, após caminhar quase 4 horas para descer a visão do rio lá do começo da trilha é tentadora e um banho ali da um animo a mais para o corpo se preparar para voltar para casa.

    Tiago Borges
    Tiago Borges

    Publicado em 27/10/2015 09:28

    Realizada de 12/10/2013 até 13/10/2013

    Visualizações

    3934

    4 Comentários
    Leandro Paschoalin 01/11/2015 21:08

    Que maravilha e Parabéns pelas Fotos, ficaram mágicas....Em um futuro próximo terei o prazer de ver o nascer do sol desse pico.Obrigado pela postagem.

    Jéssica Gomes 05/11/2015 14:17

    Parabéns pelo relato !! Pé formigando p/ fazer o Corcovado rs

    Tiago Borges 06/11/2015 11:02

    da para subir o corcovado pelo Núcleo Santa virginia, lá por são luiz do Paraitinga...esse caminho é mole mole mole, então da para fazer bate e volta ai em 5 horas. É uma opção para conhecer o lugar.

    Laryssa Duarte 15/11/2015 12:20

    Que pico incrível! O problema é conseguir subir com esse esforço todo e os bichos peçonhentos kkkk

    Tiago Borges

    Tiago Borges

    Pindamonhangaba - SP

    Rox
    986
    Mapa de Aventuras
    www.fenope.com.br


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Fabio Fliess, Renan Cavichi e mais 441 pessoas apoiam o manifesto.