AventureBoxExplore
Create your account
Trilha da Lagoinha do Leste - Bastidores #Pelo Caminho

Trilha da Lagoinha do Leste - Bastidores #Pelo Caminho

Bate e volta para a Praia da Lagoinha do Leste, partindo de Matadeiro e retornando por Pântano do Sul. Em Floripa, Santa Catarina.

Hiking

Trilha realizada dia 20 de dezembro de 2014 para a gravação do primeiro episódio da Web Série #PeloCaminho.

Saimos de manhã do Mandala Camping, na Lagoa da Conceição para a gravação do primeiro episódio da Web Série. Pegamos um ônibus para armação e descemos no ponto "final" da linha, em frente à praia e à Igrejinha do Bairro.

Seguimos por aquela rua até o final, atravessamos o rio e entramos em uma pequena trilha para ir até a Praia vizinha, a praia do matadeiro, que fica logo ao lado e com acessoa apenas a pé.

A Trilha em si começa no final da praia do Matadeiro. No início há uma subida, mas nada realmente significativo. O ambiente é bonito, com bastante sombra... Somente na segunda metade da trilha que a vegetação fica mais baixa e mais esparça, gerando uns visuais maravilhosos! O trecho final é totalmente sem proteção de árvores, caminhando pela encosta do morro. Se o dia for de sol é essencial ter uma proteção para cabeça e bastante água. Essa parte é sol direto, não tem muito onde se esconder. A partezinha final é só descer o morro e aproveitar a belíssima praia "deserta".

Chegando na praia vale curtir um pouco do mar (agitado) e da lagoinha (calmíssima). Tem um cara que fica sempre lá pela praia e vende água, refri e eventualmente algum lanche para os mais desprevenidos. Mas fora isso o local não tem nada de estrutura - Leve TUDO que for precisar!

É permitido acampar na praia (vá contornando a lagoa e você verá as áreas de acampamento), mas é camping selvagem, nada de banheiros ou estrutura. Quem acampa por lá tem um perfil bem roots.

Além do mar e da lagoa tem umas trilhas que levam para poções e pequenas cachoeiras. Há também um mirante no alto do morro que leva para Pântano. Dizem que o visual é lindo, apesar de que não tivemos tempo para conhecer dessa vez. Informe-se sobre isso com os demais campistas ou com o cara que vende as bebidas ali na praia. Não há sinalizações, fique esperto!

Para voltar seguimos até o final da praia da Lagoinha do Leste e entramos na trilha que vai para Pântano do Sul. A entrada é junto a uma pedra. Essa trecho é mais chato... sobre todo o morro... sobe, sobe, sobe e depois só desce, desce, desce. Não tem paisagens tão bonitas. É uma trilha mais simples, um pouco mais rápida (se você tiver um bom preparo físico), mais puxada e menos bonita. A trilha termina em uma rua, já no bairro de Pântano do Sul.

Importante: Antes de fazer a travessia completa, lendo relatos pela internet muitas pessoas comentavam que o acesso por Matadeiro seria mais longo e mais difícil. Após fazer a travessia completa achamos essa informação equivocada. A parte Matadeiro - Lagoinha do Leste é mais fácil e muito mais bonita! É apenas um pouco mais comprida.

Mais informações e Tracklog podem ser vistos em: http://www.trekkingbrasil.com/tracklog-lagoinha-leste-via-matadeiro-ate-pantano-sul/

Luiza Campello
Luiza Campello

Published on 01/08/2015 22:32

Performed on 12/20/2014

Views

5073

5
Mariana Ricatieri
Mariana Ricatieri 01/10/2015 17:28

Muito legal Luiza!! Fiz essa trilha em 1995, mas fomos e voltamos por essa de dentro, Pantano do Sul. Naquele ano choveu bastante em janeiro, encontramos muita lama na trilha, mas valeu a pena!!!

Renan Cavichi
Renan Cavichi 01/11/2015 15:36

Essa aventura ficou pro heim! Muito massa! Conheço muito pouco de Floripa, ainda quero explorar mais por aí! Além das trilhas tem várias ondas legais na região!

Mario Nery
Mario Nery 07/03/2015 15:19

Renan, vale muito. Essa trilha da Lagoinha e a Trilha da Gurita (que é uma travessia do modo que fazemos) valem muito a pena!

Daniel Lira
Daniel Lira 11/22/2015 09:45

Sem dúvida é um dos locais mais belos de Floripa, vale a pena esticar um pouco a trilha e subir o morro mais ao sul da praia onde fica a famosa "pedra do surfista", local para fotos alucinantes.

Luiza Campello
Luiza Campello 12/04/2015 10:26

Pois é... dessa vez ficamos sem tempo, mas na próxima vamos lá!

Luiza Campello

Luiza Campello

Florianópolis

Rox
80

Mochileira, campista e formada em turismo, com especialização em comunicação estratégica. Sócia proprietária do Site FuiAcampar, Onde Acampar e da Koala Media House.

Adventures Map
fuiacampar.com.br

186 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Renan Cavichi, Peter Tofte and 385 others support the Minimum Impact Manifest