Luiza Campello 08/01/2015 22:32
    Trilha da Lagoinha do Leste - Bastidores #Pelo Caminho

Bate e volta para a Praia da Lagoinha do Leste, partindo de Matadeiro e retornando por Pântano do Sul. Em Floripa, Santa Catarina.

Hiking

Trilha realizada dia 20 de dezembro de 2014 para a gravação do primeiro episódio da Web Série #PeloCaminho.

Saimos de manhã do Mandala Camping, na Lagoa da Conceição para a gravação do primeiro episódio da Web Série. Pegamos um ônibus para armação e descemos no ponto "final" da linha, em frente à praia e à Igrejinha do Bairro.

Seguimos por aquela rua até o final, atravessamos o rio e entramos em uma pequena trilha para ir até a Praia vizinha, a praia do matadeiro, que fica logo ao lado e com acessoa apenas a pé.

A Trilha em si começa no final da praia do Matadeiro. No início há uma subida, mas nada realmente significativo. O ambiente é bonito, com bastante sombra... Somente na segunda metade da trilha que a vegetação fica mais baixa e mais esparça, gerando uns visuais maravilhosos! O trecho final é totalmente sem proteção de árvores, caminhando pela encosta do morro. Se o dia for de sol é essencial ter uma proteção para cabeça e bastante água. Essa parte é sol direto, não tem muito onde se esconder. A partezinha final é só descer o morro e aproveitar a belíssima praia "deserta".

Chegando na praia vale curtir um pouco do mar (agitado) e da lagoinha (calmíssima). Tem um cara que fica sempre lá pela praia e vende água, refri e eventualmente algum lanche para os mais desprevenidos. Mas fora isso o local não tem nada de estrutura - Leve TUDO que for precisar!

É permitido acampar na praia (vá contornando a lagoa e você verá as áreas de acampamento), mas é camping selvagem, nada de banheiros ou estrutura. Quem acampa por lá tem um perfil bem roots.

Além do mar e da lagoa tem umas trilhas que levam para poções e pequenas cachoeiras. Há também um mirante no alto do morro que leva para Pântano. Dizem que o visual é lindo, apesar de que não tivemos tempo para conhecer dessa vez. Informe-se sobre isso com os demais campistas ou com o cara que vende as bebidas ali na praia. Não há sinalizações, fique esperto!

Para voltar seguimos até o final da praia da Lagoinha do Leste e entramos na trilha que vai para Pântano do Sul. A entrada é junto a uma pedra. Essa trecho é mais chato... sobre todo o morro... sobe, sobe, sobe e depois só desce, desce, desce. Não tem paisagens tão bonitas. É uma trilha mais simples, um pouco mais rápida (se você tiver um bom preparo físico), mais puxada e menos bonita. A trilha termina em uma rua, já no bairro de Pântano do Sul.

Importante: Antes de fazer a travessia completa, lendo relatos pela internet muitas pessoas comentavam que o acesso por Matadeiro seria mais longo e mais difícil. Após fazer a travessia completa achamos essa informação equivocada. A parte Matadeiro - Lagoinha do Leste é mais fácil e muito mais bonita! É apenas um pouco mais comprida.

Mais informações e Tracklog podem ser vistos em: http://www.trekkingbrasil.com/tracklog-lagoinha-leste-via-matadeiro-ate-pantano-sul/

Luiza Campello

Publicado em 08/01/2015 22:32

Realizada em 20/12/2014

Mariana Ricatieri 10/01/2015 17:28

Muito legal Luiza!! Fiz essa trilha em 1995, mas fomos e voltamos por essa de dentro, Pantano do Sul. Naquele ano choveu bastante em janeiro, encontramos muita lama na trilha, mas valeu a pena!!!

Renan Cavichi 11/01/2015 15:36

Essa aventura ficou pro heim! Muito massa! Conheço muito pouco de Floripa, ainda quero explorar mais por aí! Além das trilhas tem várias ondas legais na região!

Mario Nery 03/07/2015 15:19

Renan, vale muito. Essa trilha da Lagoinha e a Trilha da Gurita (que é uma travessia do modo que fazemos) valem muito a pena!

Daniel Lira 22/11/2015 09:45

Sem dúvida é um dos locais mais belos de Floripa, vale a pena esticar um pouco a trilha e subir o morro mais ao sul da praia onde fica a famosa "pedra do surfista", local para fotos alucinantes.

Luiza Campello 04/12/2015 10:26

Pois é... dessa vez ficamos sem tempo, mas na próxima vamos lá!

Luiza Campello

Jaguaruna - SC

Mochileira, campista e formada em turismo, com especialização em comunicação estratégica. Sócia proprietária do Site FuiAcampar, Onde Acampar e da Koala Digital.

fuiacampar.com.br

Dri @Drilify, Bruno Negreiros e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.