Mariana Ricatieri 23/07/2015 10:23 com 7 participantes
    Parque Nacional do Caparaó - Pico da Bandeira

Trip no Parque Nacional do Caparaó, localizado na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, onde encontra-se o Pico da Bandeira

Trekking Montanhismo

Nos encontramos em Taubaté - SP no domingo a noite (eu, Renan Cavichi , Carol Emboava, Jeff Almeida, Gui Guedes, Elaine Costa [Nane] e Lucas Carvalho) onde pegamos o ônibus para Manhumirin - MG (Viação Itapemirim). Viajamos a noite toda, por volta de 10h de viagem.

Chegando em Manhumirim encontramos com o Mario Nery, que veio do Rio de Janeiro, e decidimos rachar um táxi direto para o Parque Nacional do Caparaó (eliminando o ônibus para o Alto Caparaó e jipe até a entrada do Parque, que eram as ideias iniciais).

Já dentro do Parque, do Camping Tronqueira até o Camping e Abrigo Terreirão, subimos 4km a pé (durante o planejamento otamos pelo abrigo pois consideramos mais prtegido do frio e possuía onde cozinhar e se acomodar melhor). Nesse trajeto já conseguimos perceber que estávamos acima das nuvens. Neste dia chegamos no abrigo, descarregamos as mochilas e tiramos o restinho do dia para descansar, já que sairíamos de madrugada para fazer o Pico da Bandeira.

No dia seguinte levantamos por volta das 2h30 da manhã, tomamos um café bem rápido e saímos para fazer a subida. A ideia era chegarmos antes do sol nascer, para poder apreciar o amanhecer acima das nuvens!

A trilha estava bem marcada, com setas e áreas abertas, mesmo no escuro utilizando apenas headlamps não foi difícil encontrar o caminho.

Após presenciarmos o espetáculo do amanhecer visto do Pico da Bandeira seguimos para os outros dois picos que se encontram próximos: Pico do Calçado e Pico do Cristal

Trecho para chegar ao Pico do Cristal

Vale muito a pena seguir para esses outros picos, em cada um temos a possibilidade de ver um ângulo diferente da belíssima Serra do Caparaó!

Para retornar ao abrigo tínhamos duas opções. A primeira (considerada menos atrativa, rs) era voltar pelo mesmo caminho que fizemos na ida. A segunda era encarar uma descida pela crista oposta, passando por um vale, um rio e uma trilha um pouco fechada, depois subir e chegar na crista que levava ao Terreirão. Decidimos pela segunda!

Tivemos um pouco de dificuldade com a parte da trilha fechada, pois havia um mato, seco e alto. Foi puxadinho e acabamos retornando ao abrigo muito além do horário previsto. Chegamos por volta das 17h, antes do anoitecer (que era nossa preocupação!). Mesmo assim vale muito a pela fazer o trajeto, porém, deve-se verificar um outro roteiro próximo, com outro tracklog, que passe por uma área menos fechada.

Nos outros dias o pessoal visitou a Cachoeira Bonita, Vale Encantado e a Pedra Roxa, todos eles dentro do Parque.

Pedra Roxa

Altitudes

Pico da Bandeira: 2891m. É considerado o 3º ponto mais alto do país.

Pico do Calçado: 2849m. É considerado o 4º ponto mais alto do Brasil.

Pico do Cristal: 2769m. É considerado o 7º ponto mais alto do Brasil.

Pedra Roxa: 2649m.

Detalhes do abrigo

O abrigo é composto de um quarto e uma cozinha. No quarto encontramos 3 camas de alvenaria onde pudemos colocar nosso isolante e sacos de dormir. Na cozinha temos uma mesa e bancos, de alvenaria, além de uma pia e "fogão", onde pudemos cozinhar e lavar nossos utensílios.

Há banheiros fora do abrigo, onde campistas e abrigados podem utilizar. Não há água quente, por isso, mesmo com chuveiros (congelantes) à disposição, os banhos com água foram poucos!

Alguns Valores

Entrada no Parque: R$ 10,00

Pernoite no Abrigo Terreirão (5 noites): Total R$ 50,00 por pessoa.

Contribuições para o Relato, Fotos, Checklist e Vídeo: Carol Emboava, Jeff Almeida, Mario Nery e Renan Cavichi :)