Renan Cavichi 02/04/2018 10:14 com 1 participante
    Snowboard no Fim do Mundo | Cerro Castor - Ushuaia

Primeiras aulas de Snowboard em Ushuaia na estação Cerro Castor. Dicas de aluguel de equipamento, translado e aulas de esqui e snowboard.

Snowboard Esqui Montanhismo

Um dos meus sonhos da infância era praticar snowboard e descer esquiando uma montanha nevada! E olha que esse sonho vem desde os jogos de esportes na neve de vídeo game, época do Windows 3.1 com aquele jogo de Ski que vinha o pé grande correndo e acabava com a rodada! Clássico da geração 95! :D haha

Em julho de 2017, eu e a Ana Retore nos programamos para fazer uma viagem para San Carlos de Bariloche para finalmente fazer umas descidas de Snowboard na montanha! Mas a viagem como comentei no relato do hiking no Glaciar Vinciguerra mudou de direção e fomos parar no fim do mundo, literalmente! rsrs

Depois de fazer alguns Hikings na região de Ushuaia como Laguna Esmeralda, Glaciar Martial e Glaciar Vinciguerra aguardando as melhores condições de neve finalmente houve uma nevasca e começamos a nos preparar para ir ao Cerro Castor, estação de esqui que fica há 26 km do centro de Ushuaia e conta com 5 Chairlifts, 3 T-bar lifts e 4 Magic carpets.

Ingressos

Os ingressos para esquiar no Cerro Castor basicamente se dividem em planos de um dia ou mais comprados com antecedência pelo site, que são mais baratos ou ingressos comprados na hora um pouco mais caros! Nesse ponto uma dica é considerar a janela de tempo que vai ficar em Ushuaia, se tiver uma janela grande vale a pena comprar com antecedência e esperar uma boa nevasca. Porém, se sua estadia for curta, eu acredito que vale a pena pagar um pouco mais caro no dia que for, já que você pode "perder" seu ingresso caso as condições climáticas não estejam legais no seu período.

Aula de Esqui e Snowboard

Uma dica para quem vai fazer as primeiras aulas é uma outra estação com pista gratuita e escola mais barata no Glaciar Martial que fica bem próximo da cidade. Esse era o nosso plano A, mas não tivemos sorte com o tempo e tivemos de ir direto para o Cerro Castor para fazer as primeiras aulas e já conhecer a montanha, pois a nevasca só chegou nos últimos dois dias de viagem. O plano B foi fazer a aula na estação mesmo, que é bemmm mais caro! Mas não se preocupe com isso se você que estiver lendo for rico! :b
    A Ana fez aulas de esqui e eu de snowboard! uhuuu!

Aluguel de Equipamento e Translado

A melhor opção que encontramos para alugar equipamento foi no centro de Ushuaia, onde existem várias lojas que alugam com preços bem melhores que na estação! Vale a pechincha e pesquisar um pouco os preços! No mesmo lugar onde alugam-se os equipamentos ,você pode fechar uma van que faz o translado até a estação! O melhor disso é que eles já ficam com os equipamentos na van e te buscam no hostel sem você precisar ficar carregando tudo pela cidade.

Alimentação

Na estação existem vários restaurantes e cafés! Não são muito baratos obviamente, então vale a pena levar aquele lanche esperto e economizar para a próxima trip rsrs! Café pode! Afinal, você merece um expresso em um ambiente calafetado com vista panorâmica para as montanhas nevadas! :D

Equipamentos de Segurança

Diferente do que parece, cair de bunda ou de cara na neve não é tão fofinho, dói bastante e dá pra se machucar bem! Então coloque o capacete no seu kit de equipamentos. Por sorte, um amigo brasileiro que estava hospedado no mesmo hostel me emprestou e não precisei alugar.

O Cerro Castor é um complexo bem grande, ao menos para mim que não conhecia nenhuma estação de esqui. São diversos teleféricos e pistas de diversos níveis para todos os lados. Para onde você olha tem um maluco descendo alucinadamente e algumas pistas mais lentas com famílias e crianças.

Em diversos estágios da montanha você encontra uma base, às vezes com restaurante. Em uma das bases existe uma área da escola de esqui, ideal para quem está começando pois existem esteiras rolantes que te levam para a parte de cima, assim você pode treinar bastante e não precisa se arriscar nas descidas mais íngremes logo no início. Crianças e adultos fazem as aulas iniciais nas esteiras!

Apesar das aulas não serem muito baratas ela são 100% práticas e ajudam muito. Você irá fazer as primeiras descidas com o instrutor! Fiz um vídeo com todas as dicas da aula para lembrar na próxima temporada rsrs! ;) Confere aí!

O primeiro dia no Cerro Castor foi de bastante aprendizado, quedas e um pouco de neve para fechar o dia. O lugar por si só é lindo, uma montanha nevada cercada por vales e outras montanhas! Cenários dignos de Senhor dos Anéis.

No segundo dia, arrisquei algumas outras pistas, em uma delas, ao lado das esteira, tem uma pista menor com um sistema de cadeirinha que te leva de volta pra cima! A cadeirinha passa entre as pernas e você vai meio em pé, meio sentado, sendo puxado! Essa cadeirinha nas primeiras vezes é bem punk, alguns minutos no começo da subida e você vai dar boas risadas com o pessoal caindo e sendo arremesado pra fora. Só fui conseguir na terceira tentativa e mesmo assim quase cai fora no meio do caminho hahaha.

No fim antes de ir embora arrisquei uma das pistas mais altas, porque estava conseguindo desenvolver mais e cair pouco, foi demais! Deu para perceber que, assim como no surfe, depois de passar essa fase inicial em que você mais apanha do que curte a sensação de deslizar pela montanha é uma daquelas que você não pode deixar de sentir em sua passagem por aqui!

Enjoy the ride!

Valeu pessoal, boas aventuras!