/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5431a3308f85f/adventure/5c0451a4c532f/5c0451a4c8648-2.jpg)
Trilha Morro do Couto | Parque Nacional do Itatiaia
Montanhismo no PNI. Ataque ao Morro do Couto, uma trilha próxima ao Posto do Marcão na entrada do parque. Cerca de 2.680 metros de altitude.
Montanhismo HikingA segunda trilha que fizemos no feriado de 15 de novembro, (Publicação anterior da Trilha da Pedra Furada) quando reunimos os amigos montanhistas para explorar algumas trilhas no Parque Nacional do Itatiaia foi a trilha do Morro do Couto, uma outra opção próxima ao Posto do Marcão de aproximadamente 6 km.
Chegamos no parque ainda pela manhã por volta das 9h e assim como no dia anterior o tempo não estava dos melhores. Nuvens carregadas por perto, mas sem chuva. O plano era fazer uma trilha mais longa nesse dia, talvez Asa de Hermes, mas achamos mais prudente atacar algum cume mais próximo. Resolvemos então fazer a trilha do Morro do Couto, uma das montanhas mais próximas da entrada do parque que alguns dos nossos amigos ainda não conhecia.
Apesar da ascensão ser de aproximadamente 220 metros o Morro do Couto tem cerca de 2.680 metros de altitude, sendo um dos atrativos bem visitados do parque com vista para o Vale do Paraíba e também das Agulhas Negras.
Fizemos o check-in na portaria e logo depois de alguns contratempos iniciamos o ataque, conhecido como travessia Treta x Couto (Piada Interna) :b rsrs
Apesar das nuvens o mormaço estava intenso e a maioria da galera que negligenciou o protetor solar se queimou um pouco.
A trilha começa por uma estrada com um asfalto envelhecido subindo a direita do estacionamento. Depois de alguns minutos iniciamos a trilha saindo a direita da estrada que segue com uma navegação fácil se aproximando cada vez mais das pedras que compõe o bloco mais acentuado.
Logo chegamos nas rochas e de lá até o cume encontra-se alguns trechos um pouco mais técnicos com o clássico "trepa pedra", nada muito intimidador mas que exige bastante atenção com regiões um pouco mais expostas.
Passamos pelas antenas com bastante neblina e depois de mais alguns metros chegamos ao Cume! Agora é só preparar o Chimarrão, curtir os amigos, fazer algumas fotos e torcer para neblina se desfazer um pouco para curtir o visual da montanha. A melhor vista nesse dia foi do lado interno do parque, em alguns momentos uma vista linda do Agulhas.
Assim como na outra ocasião quando estive com Jeff e Bruna para fazer a travessia Couto x Prateleiras não conseguimos ver o visual do Vale do Paraíba por conta da neblina, mas é bom ter motivos para voltar ao PNI e curtir as montanhas.
Depois de um tempo no cume do Couto, tomamos o caminho de volta e depois seguimos para Itamonte onde mais tarde encontramos outros amigos como Marcos Terra, Bernardo do Espinhaço e Alice, passamos a noite falando sobre aventuras, tomando boas cervejas artesanais e fazendo mais planos do que temos tempo para executar hahah.
Grande satisfação rever toda essa galera e curtir a região de Itatiaia mesmo fora da temporada de montanhas!
Grato pela leitura e até a próxima!
chimas na montanha é o luxo! muito massa essa vibe e essa trupe, bro!
Valeu brodi! Chimas na montanha é aquele peso extra na mochila que vale a pena! ahahah :D
hahaha pode crer!
Valeu demais pela trilha, pela parceria e pela diversão (tretas a parte)!
Valeu Fliess, finalmente saiu essa trilha juntos! Que venham outras em 2019!
Muito bom! Uma bela trilha. Pena que as nuvens estavam baixas!
Valeu Ricardo! Pois é ainda não dei sorte de pegar o Couto sem nuvens! Mas o bom é que tem motivo pra voltar! Rsrs