AventureBoxExplore
Create your account
Trilha Morro do Couto | Parque Nacional do Itatiaia

Trilha Morro do Couto | Parque Nacional do Itatiaia

Montanhismo no PNI. Ataque ao Morro do Couto, uma trilha próxima ao Posto do Marcão na entrada do parque. Cerca de 2.680 metros de altitude.

Mountaineering Hiking

A segunda trilha que fizemos no feriado de 15 de novembro, (Publicação anterior da Trilha da Pedra Furada) quando reunimos os amigos montanhistas para explorar algumas trilhas no Parque Nacional do Itatiaia foi a trilha do Morro do Couto, uma outra opção próxima ao Posto do Marcão de aproximadamente 6 km.

Chegamos no parque ainda pela manhã por volta das 9h e assim como no dia anterior o tempo não estava dos melhores. Nuvens carregadas por perto, mas sem chuva. O plano era fazer uma trilha mais longa nesse dia, talvez Asa de Hermes, mas achamos mais prudente atacar algum cume mais próximo. Resolvemos então fazer a trilha do Morro do Couto, uma das montanhas mais próximas da entrada do parque que alguns dos nossos amigos ainda não conhecia.

Apesar da ascensão ser de aproximadamente 220 metros o Morro do Couto tem cerca de 2.680 metros de altitude, sendo um dos atrativos bem visitados do parque com vista para o Vale do Paraíba e também das Agulhas Negras.

Fizemos o check-in na portaria e logo depois de alguns contratempos iniciamos o ataque, conhecido como travessia Treta x Couto (Piada Interna) :b rsrs

Apesar das nuvens o mormaço estava intenso e a maioria da galera que negligenciou o protetor solar se queimou um pouco.

A trilha começa por uma estrada com um asfalto envelhecido subindo a direita do estacionamento. Depois de alguns minutos iniciamos a trilha saindo a direita da estrada que segue com uma navegação fácil se aproximando cada vez mais das pedras que compõe o bloco mais acentuado.

Logo chegamos nas rochas e de lá até o cume encontra-se alguns trechos um pouco mais técnicos com o clássico "trepa pedra", nada muito intimidador mas que exige bastante atenção com regiões um pouco mais expostas.

Passamos pelas antenas com bastante neblina e depois de mais alguns metros chegamos ao Cume! Agora é só preparar o Chimarrão, curtir os amigos, fazer algumas fotos e torcer para neblina se desfazer um pouco para curtir o visual da montanha. A melhor vista nesse dia foi do lado interno do parque, em alguns momentos uma vista linda do Agulhas.

Assim como na outra ocasião quando estive com Jeff e Bruna para fazer a travessia Couto x Prateleiras não conseguimos ver o visual do Vale do Paraíba por conta da neblina, mas é bom ter motivos para voltar ao PNI e curtir as montanhas.

Depois de um tempo no cume do Couto, tomamos o caminho de volta e depois seguimos para Itamonte onde mais tarde encontramos outros amigos como Marcos Terra, Bernardo do Espinhaço e Alice, passamos a noite falando sobre aventuras, tomando boas cervejas artesanais e fazendo mais planos do que temos tempo para executar hahah.

Grande satisfação rever toda essa galera e curtir a região de Itatiaia mesmo fora da temporada de montanhas!

Grato pela leitura e até a próxima!

Renan Cavichi
Renan Cavichi

Published on 12/02/2018 23:38

Performed on 11/16/2018

5 Participants

Fabio Fliess Letícia Fliess Gustavo Machado Thiago Araujo Carol Belmonte

Views

4221

7
Edson Maia
Edson Maia 12/03/2018 08:21

chimas na montanha é o luxo! muito massa essa vibe e essa trupe, bro!

Renan Cavichi
Renan Cavichi 12/05/2018 00:42

Valeu brodi! Chimas na montanha é aquele peso extra na mochila que vale a pena! ahahah :D

Edson Maia
Edson Maia 12/05/2018 12:11

hahaha pode crer!

Fabio Fliess
Fabio Fliess 12/05/2018 13:48

Valeu demais pela trilha, pela parceria e pela diversão (tretas a parte)!

Renan Cavichi
Renan Cavichi 12/06/2018 10:25

Valeu Fliess, finalmente saiu essa trilha juntos! Que venham outras em 2019!

Ricardo Prado de Oliveira
Ricardo Prado de Oliveira 02/23/2019 20:04

Muito bom! Uma bela trilha. Pena que as nuvens estavam baixas!

Renan Cavichi
Renan Cavichi 04/24/2019 13:48

Valeu Ricardo! Pois é ainda não dei sorte de pegar o Couto sem nuvens! Mas o bom é que tem motivo pra voltar! Rsrs

Renan Cavichi

Renan Cavichi

Caraguatatuba - SP

Rox
4944

Apaixonado por atividades outdoor e aventuras. Explorar as belezas naturais do nosso mundo na companhia dos amigos é uma das minhas maiores felicidades na vida.

Adventures Map
www.linkedin.com/in/renancavichi

5 Posts

See More

6264 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Renan Cavichi, Bruno Negreiros and 405 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Renan Cavichi, Peter Tofte and 156 others support the Together page.