AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal

Um paraíso chamado Fernando de Noronha.

    Fernando de Noronha é um destino obrigatório para quem gosta de praia e mergulho.

    Silvio Serrano
    02/07/2021 16:11

    Fernando de Noronha

    Quem mergulha , tem um sonho , desde o primeiro momento que descobre os encantos do mar :

    mergulhar em Fernando de Noronha ..

    Eu não fui diferente . Depois de ouvir centenas de histórias em cada viagem de mergulho , resolvi conhecer os encantos da “ esmeralda do atlântico” .

    O avião decola de recife e toma o caminho leste num vôo tranqüilo ,onde a única coisa que você vê é o azul turquesa do mar .

    Aos poucos depois de mais ou menos uma hora de vôo , um pontinho começa a surgir na linha do horizonte.

    O coração começa a bater mais rápido a medida que os contornos da ilha surgem diante dos seus olhos .

    Ninguém dentro do avião fica impassível diante de tanta beleza . Em meios a ohs! e ahs! Noronha vai mostrando os seus encantos que a tornaram tão famosa : o mar verde esmeralda , morro dois irmãos , praia do sancho... e isso é só o começo.

    Ao desembarcar , me junto aos 420 privilegiados que podem entrar na ilha ; afinal Noronha é um parque nacional , e regras severas são impostas a quem quer visitá-la ; a começar pela taxa de preservação ,tão salgada quanto a água do mar , que você morre, mal coloca os pés em terra.

    Mas tudo bem , isso não diminui os encantos desse paraíso.

    Assim eu e meu grupo de amigos , tomamos o rumo da vila dos remédios,para acomodar a tralha na pousada e começar a curtir sete dias de sonho .

    O arquipélago –composto por 21 ilhas e ilhotas – é apenas a ponta de uma gigantesca montanha submersa , cuja base está a 4mil metros de profundidade. Além da impressionante beleza cênica e das características geográficas e geológicas singulares , Noronha tem ainda muitos outros atributos : é considerada o clima mais estável do mundo e registra , a cada ano , uma média de 3.215 horas de sol . É também o paraíso dos surfistas , devido as suas incríveis ondas tubulares;

    Sem esquecer de nós mergulhadores que a consideram o melhor ponto de mergulho do brasil , com inacreditáveis condições de mar (temperatura media de 25 graus e visibilidade que vai de 20 a 50m).

    As praias de Noronha são um capítulo à parte , se dividem entre o mar de dentro –que banha a face norte da ilha ,voltada para o continente – e estão entre as mais bonitas : a do cachorro e conceição são as preferidas dos ilhéus , pois ficam perto da vila dos remédios , além delas ,a do boldró , americano , bode ,quixaba, cacimba do padre , baia dos porcos e a deslumbrante praia do sancho ,que está entre as mais belas do mundo.

    Já na face oposta da ilha , o chamado mar de fora –de frente para o oceano e exposta aos seus ventos e correntes , ficam apenas quatro praias , leão , baía do sueste , atalaia e caieira.

    Se o seu negócio é lagartear no sol , junte-se aos mabuias ( pequenos e mansos lagartos endêmicos da ilha ) e aproveite para pegar uma cor . Qualquer que seja a sua escolha , estará bem servido.

    Mas eu e meus amigos viemos à Noronha com o objetivo principal de mergulhar , e nesse ponto tomamos um porre.

    A medida que você vai conhecendo os pontos de mergulho , vai ficando cada vez mais deslumbrado.

    Imagine cardumes imensos de cocorocas nadando a sua volta , tartarugas , tubarões lixa, passando pôr você sem te dar a mínima .

    A visibilidade parece brincadeira , você enxerga tudo. Em alguns pontos como em pedras secas e iuias , que ficam no mar de fora , chegam a 50m . É um sonho .

    Em outros pontos como na laje dois irmãos você arrisca mergulhar com as estrelas da ilha , os golfinhos , pois esse ponto está no meio da sua rota em direção ao mar aberto . Na ressureta você experimenta o mergulho em correnteza . O barco o joga em um ponto e o pega a mais ou menos três km a frente ; a única coisa que você faz é apreciar toda a vida marinha , sem precisar bater as nadadeiras , incrível!

    Na caverna da sapata , outro ponto de mergulho no mar de dentro , você experimenta a sensaçâo de entrar em uma imensa caverna a 18m de profundidade ,local onde grandes peixes se abrigam para descansar . No dia em que fizemos o mergulho havia um mero de mais ou menos 150 kg dormindo tranqüilamente nas areias do local.

    Na cabeça da sapata um pouco mais adiante da caverna,na ponta da ilha , um grade bloco de pedra , que desce a 42 m de profundidade faz a alegria dos mergulhadores que se deleitam com imagens de arraias chitas , xaréus , frades, cocorócas e uma infinidade de espécies marinhas que se abrigam em suas saliências.

    Para os mergulhadores experientes e com qualificação técnica ( nitrox) , o grande lance é mergulhar na corveta , um naufrágio que é considerado um dos melhores do mundo .

    A corveta v-17 naufragou em pé e ainda está completamente intacta em um ponto que vai de 42 a 63m de profundidade.

    Apesar de todas as atividades possíveis em Noronha ,um passo importante a tomar para viver uma aventura bem sucedida é vestir um espírito 100% ecológico e conviver pacificamente com a ambigüidade de querer viver algumas situações e não poder .

    O mergulho com golfinhos , um dos maiores sonhos de quem chega a Noronha , pôr exemplo , está proibido desde dezembro de 1999.

    Nas praias do leão e , do sancho ao boldró , também não é permitido pisar nas areias à noite,entre os meses de dezembro a julho , época da desova das tartarugas. Não se pode nem catar conchinhas e na praia da atalaia onde na maré baixa se formam incríveis piscinas naturais o mergulho com snorkel é controlado em 25 minutos.

    Tudo isso visa preservar essa jóia brasileira , um orgulho nacional .

    Com todas essas medidas , mesmo com o aumento do turismo , a vegetação da ilha , vem se refazendo aos poucos. As aves migratórias também estão voltando a fazer escalas no arquipélago . Os golfinhos , tranqüilos , já não ameaçam desaparecer , e hoje mais de 300 mil filhotes de tartarugas nascem nas praias de Noronha , todo ano.

    Além de tudo isso , sete dias é o prazo mais aconselhável para se permanecer na ilha , quem quiser ficar mais tempo, paga-se uma taxa que aumenta a cada dia de permanência(um mês na ilha chega a custar R$ 1.700,00 ) , um recurso utilizado para desestimular aqueles turistas profissionais.

    Quando o avião decola da ilha , antes de tomar o rumo do continente , o piloto faz o vôo panorâmico ao redor da ilha , para todos se despedirem .

    Dessa vez não se ouvem os “ohs” e “ahs” e sim somente suspiros . A saudade por incrível que pareça já começa a apertar o peito.

    Ao ver a ilha desaparecendo no horizonte ,um filme passa pela cabeça , cheio de imagens que mereceriam um “oscar “ pela incrível fotografia.

    Na mala além uma grande quantidade de arquivos de imagens , uma única certeza , não se conhece Noronha em apenas uma viagem , é necessário pelo menos umas mil...

    Silvio Serrano

    Silvio Serrano

    Bauru - SP

    Rox
    121

    Fotógrafo de natureza, que tem como projeto retratar ambientes naturais !

    Mapa de Aventuras