Pacific Crest Trail - Oregon

Quarto e penúltimo trecho da nossa jornada pela Pacific Crest Trail, Estado do Oregon.

Montanhismo Trekking Longa Distância

Esse relato é a parte 4 de 5. Se você já leu o Pacific Crest Trail - Deserto , Pacific Crest Trail - Sierra Nevada ou Pacific Crest Trail - NorCal pule para depois da primeira foto.

A Pacific Crest Trail (PCT) é uma das mais famosas trilhas de longo curso do mundo. Seu trajeto conecta o México ao Canadá, cruzando as montanhas da Costa Oeste dos Estados Unidos por mais de 4 mil quilômetros. Recém casados, desejosos de vivenciar uma jornada de muito tempo em contato com a natureza, eu e Bia começamos a cogitar algumas possibilidades. Um belo dia ela virou para mim:

- Porque não vamos para a PCT?

Assim surgiu o projeto Caminho a Dois. Definimos três objetivos claros para nós: vivenciar a desconexão, o minimalismo e o mínimo impacto. Como a ideia não era viver um ano sabático e sim viver um processo de sinergia para reorganizar nossas vidas, criamos um projeto para trabalhar juntos. Assim, definimos mais três objetivos: produzir um documentário (A trilha, o terceiro da nossa história), uma exposição fotográfica e um livro (que pode ser adquirido pelo link - Caminho a Dois - Uma jornada pela Pacific Crest Trail )

No documentário, trabalhamos em cima das diversas entrevistas que realizamos com os trilheiros que encontramos no caminho. No livro, relatamos a nossa história, sem desejar manualizar a jornada. Nas fotos, estarão nossa visão e sentimentos.

Aqui no Aventurebox, pretendo relatar o campo do "COMO". Minha intenção é deixar claro nossas decisões logísticas e o planejamento que preparamos e executamos.

Devido a dimensão dessa travessia, que cruza um país continental, transformamos nossa meta em objetivos intermediários. A PCT foi dividida em cinco: os estados do Washington e Oregon, balizados por suas divisas, eram os dois últimos trechos; a california foi dividida em três - Deserto (a porção sul), Sierra Nevada (central) e Norte da Califórnia. Essa medida, além de nos trazer a alegria de ver as etapas sendo superadas, facilitou as decisões logísticas.

Números PCT - Oregon

• Temperatura mais quente: 32º C
  • Temperatura mais fria: 7º C

Oregon

O Oregon foi o primeiro estado da PCT a ter uma trilha cruzando todo seu território de fronteira a fronteira, o que ocorreu em 1937. Após percorrer toda a California, o maior dos três estados da Pacific Crest Trail, cruzar a divisa com o Oregon é uma sensação indescritível.

Comparado com a California e com Washington, o Estado seguinte, o terreno no Oregon é considerado plano e a dificuldade física da trilha é bem mais moderada. Entretanto, em alguns momentos é preciso caminhar por campos de lava de vulcão. Outro aspecto de fundamental importância, particularmente na porção sul do estado, é um bom planejamento do reabastecimento de água. Existem poucos pontos com distâncias consideráveis em alguns momentos.

A trilha

Com relação a dificuldade técnica, as seções da PCT no Oregon são as mais fáceis de toda o percurso. A trilha, principalmente na parte sul do estado tem poucas subidas, além de ser muito bem definida, manutenida e sinalizada. À medida que se avança para o Norte, os trechos de lava vulcânica contribuem para diminuir a velocidade da progressão. Caminhar naquele tipo de terreno é semelhante a andar sobre trilha de cascalhos.

Considerando essas características do terreno e o condicionamento físico dos caminhantes, que a essa altura já estão com três ou quatro meses de trilha, observamos que a maioria das pessoas percorrem longas distâncias por dia.

Quanto a orientação, o trecho é bem tranquilo e intuitivo. Apesar de não existirem tantas placas de sinalização como no Washington, a trilha é bem demarcada e muito nítida, sendo bem difícil se perder.

Ressuprimento

Nossa estratégia de ressuprimento no Oregon, como no NorCal, foi evitar cidades. Isso porque nosso principal objetivo era percorrer o estado o mais rápido possível. Nesse estado, existiam diversos resorts à beira dos grandes lagos que encontramos e foi possível reabastecer a comida sem precisar nos afastar muito da trilha.

Pontos de ressuprimento no Oregon

• Callahan’s Lodge / Medford (refeições, mercado, material, banho, lavanderia e aniversário de casamento =D)
  • Mazama Village (refeição, loja conveniência)
  • Shelter Cove Resort (refeição, loja conveniência, banho)
  • Bend (material, mercado)
  • Elk Lake Resort (refeição, loja conveniência, material)
  • Big Lake Youth Camp (refeição, banho, lavanderia)
  • Olalie Lake (refeição)
  • Gas Station Hwy 35 (refeição, loja conveniência)

Natureza

A variedade experimentada na California, seja pela variação altimétrica, seja pela variação da latitude, praticamente inexiste no Oregon. Comparando com o observado até então a trilha no Oregon é muito mais homogênea. A pequena variação observada na trilha se deve ao fato de por vezes, deixar as florestas de pinheiros para percorrer trechos de lava vulcânica, como por exemplo a região Three Sister Wilderness.

Outra característica marcante do Oregon são belíssimos lagos. O maior deles é o Crater Lake, o lago mais profundo dos Estados Unidos. O lago é consequência de uma erupção vulcânica ocorrida a quase 7 mil anos. O buraco foi sendo preenchido por água de degelo e chuva, cercado por paredes da cratera e sem nenhum ponto de escoamento.

Ramona Falls

• Timberline Lodge
  • Ramona Falls
  • Cascade Locks

A PCT foi uma jornada incrível e transformadora para nós. Qualquer um que tenha interesse em viver algo parecido e deseja trocar ideias sobre. Fique à vontade para questionar. Além do nosso perfil do Aventurebox, também temos o site suacasaeomundo.com.br , além de facebook e instagram.

A todos, bons ventos e aquele abraço!

Edinho-Sua Casa É O Mundo

Criador do Sua Casa é o Mundo. Apaixonado por viagens, atividades ao ar livre e esportes de aventura. Acredita que sonhar é importante e realizar sonhos é fundamental.

suacasaeomundo.com.br

Dri @Drilify, Fabio Fliess e mais 441 pessoas apoiam o manifesto.