AventureBoxExplore
Create your account
Geoglifos de Pintados - Chile

Geoglifos de Pintados - Chile

Sitio arqueológico localizado dentro da reserva nacional Pampa del Tamarugal, no deserto do Atacama

Desert Road Trip

Durante nossa viagem de carro até o oceânico Pacífico, mais precisamente enquanto dirigíamos em direção a Iquique no litoral chileno, acabamos encontrando meio que sem querer os Geoglifos de Pintados, esses enormes desenhos em colinas no deserto do Atacama.

Esse sitio arqueológico que esta localizado dentro da reserva nacional Pampa del Tamarugal, cerca de 95 km a leste de Iquique, é o maior do norte do Chile e o segundo mais importante da América Latina.

Existem diversas hipóteses sobre a real função desses enormes desenhos, a mais popular indica que se tratam de sinalizações com orientações significativas sobre as rotas de intercambio que se formavam no deserto.

O povo pré-hispânico, identificado como comunidades Pica-Tarapacá (900 a 1.450 D.C) eram especialistas em diversas atividades produtivas como agricultura, pesca, criação de animais e artesanato e deviam constantemente atravessar o deserto para comercializar ou trocar seus produtos e ideias.

A grande quantidade de desenhos que simbolizam lhamas, sugere que caravanas passavam pelo local e que esse era ponto de encontro dos “caravaneros” como eram chamados.

As figuras são divididas em três grupos: zoomorfas, antropomorfas e geométricas.

Figuras zoomorfas

As figuras zoomorfas fazem referências aos animais, principalmente lhamas e devido a grande quantidade delas, sugere que eles tinham uma grande importância cultural e econômica.

Figuras antropomorfas

As figuras antropomorfas representam figuras humanas realizando atividades como caça, pesca, guiando caravanas e também algumas, digamos mais estranhas, indicam hierarquia social ou étnica.

Figuras Geométricas

As figuras geométricas compõem quase 50% de todas as figuras do sítio arqueológico e são as que mais geram interpretações.

Algumas com traços como se fossem cabeças ou braços indicam variações de figuras antropomorfas, representando personagens religiosos, políticos ou lideres ideológicos dentro da comunidade.

Outras figuras que incluem quadrados, retângulos e círculos são similares a decoração de tecidos por volta de 900 a 1.450 D.C.

Como foram feitas

Cerca de 95% dos geoglifos foram feitos usando uma técnica “extrativista” que consiste em raspar a superfície não perturbada da terra. Essa diferença de matiz entre a figura e o fundo, permitiu uma visualização, fixação e permanência das figuras por um longo período de tempo.

Os outros 5% correspondem à técnica aditiva ou ao mosaico, que consiste em destacar o design por meio da acumulação de material, sendo mais escuro do que o fundo da colina. Foram utilizadas pedras de diferentes tamanhos.

Todas as colinas pintadas são distribuídas em uma inclinação que varia entre 40° e 45°. Isso explica o maior número de figuras feitas pela extração, adaptando essa técnica às características do terreno inclinado.

Mistério

Tudo é muito legal, agora me diga que aquilo ali desenhado no lado esquerdo não é a nave espacial que trouxe quem ensinou eles a fazer tudo isso? kkkkk

Tiago Borges
Tiago Borges

Published on 09/19/2019 14:34

Performed on 09/16/2016

Views

415

1
Angelique J. Oliveira
Angelique J. Oliveira 09/19/2019 19:34

Que maravilha! O universo é infinito q pretensão a nossa sermos exclusivos rs