André Lima 06/05/2021 23:34
    Pedalando na América Austral #19

Primeira visita a El Chaltén.

Cicloviagem Acampamento Hiking

Essa é a série de posts Pedalando na América Austral, uma cicloviagem que realizei entre 2015 e 2016, deixo aqui o link do post anterior e também deixo no final uma lista com todos os posts publicados até o momento.

Em Rio Gallegos, Argentina...

Viajar com o Oscar era certeza de encontrar algum conhecido em algum canto na Argentina, em Rio Gallegos não foi diferente, lá morava Guido que fez faculdade com o Oscar, Guido trabalhava em home office e como a internet na região não é muito boa ele tinha dois links e alternava entre eles durante o dia, nós chegamos em uma quinta-feira, Guido e sua mãe nos acolheram muito bem em sua casa e aproveitamos para lavar nossas roupas, eu aproveitei a internet dele para fazer o backup de algumas fotos e fazer um post no meu antigo blog, nesses dias em Rio Gallegos eu aproveitei para ir a uma gráfica imprimir alguns adesivos para distribuir em minha viagem, não tinha feito isso até aquele momento, mas achei que seria uma boa para divulgar meu blog e a viagem.

Por do sol próximo ao Lago Viedma | Argentina

Na sexta-feira Guido nos fez um convite, ele e sua noiva Paula iriam passar o fim-de-semana em El Chaltén, no primeiro momento pensamos em não aceitar para não atrasar nossa viagem, mas não resistimos e aceitamos o convite, saímos naquela tarde mesmo, pegamos um belo por-do-sol na estrada e chegamos em El Chaltén já era noite, mas como é normal na região durante o verão tem luz do Sol até as depois das 23:00.

Guido e Paula - Parque Los Glaciares | Argentina

Ficamos em um chalé emprestado de uma amiga da Paula, o chalé era todo feito de madeira, uma construção simples, um quarto no andar de cima e no andar de baixo, uma pequena sala, cozinha simples e um banheiro, o chalé ficava na frente da cervejaria Fresco que vou voltar a citar mais pra frente na segunda visita a El Chaltén.

Laguna Capri com visão para o Fitz Roy

No dia seguinte fomos fazer uma caminhada no parque Los Glaciares, queríamos ir até o mirante da Laguna de Los Tres de onde é possível ver o Fitz Roy bem de perto, em nossa caminhada passamos pela Laguna Capri onde aproveitamos para fazer uma pausa e um lanche rápido, o parque Los Glaciares é impressionante pela sua beleza, após passar pelo último camping iniciamos a subida até o mirante da Laguna de Los Tres, mas nesse momento Guido e Paula já davam sinais de muito cansaço, ainda tínhamos o caminho de volta, aproximadamente 10km, resolvemos voltar, eu confesso que estava um pouco frustrado pois queria ver o Fitz Roy de perto, mas estava solidário ao meus amigos e sabia que teria uma segunda chance de visitar aquele local, me conformei e fizemos o caminho de volta.

Oscar e Eu, ao fundo o Fitz Roy

Após retornar ao chalé e descansar um pouco resolvemos ir aproveitar o happy hour na cervejaria Fresco, foi aí que entendi o que eles chamam de happy hour, é o intervalo de uma hora logo no início da noite em que as cervejas estão com preço de dois por um e isso acontecia em todas as cervejarias da cidade, após apreciar uma boa cerveja artesanal, voltamos para o chalé para jantar e descansar.

Cervejaria Fesco - El Chatén

No domingo, dia 10 de janeiro de 2016, saímos para um passeio rápido até o Lago del Desierto, lá conhecemos um casal que fez uma viagem de barco de Puerto Montt a Punta Arenas e estavam retornando de bicicleta, a conversa foi interessante e me deixou com vontade de colocar mais trechos de barco em minha viagem. Como mencionei nosso passeio nesse dia foi rápido, pois ainda faríamos a viagem de volta a Rio Gallegos naquele dia, ainda conseguimos dar uma passada rápida na cachoeira Chorrillo del Salto, uma cachoeira de fácil acesso pela estrada e muito próxima a cidade e por isso muito movimentada.

Lago del Desierto | Argentina

El Chaltén estava nos meus planos de viagem, meu planejamento era visita-la em outro momento quando estivesse indo rumo ao norte seguindo próximo a cordilheira, foi a primeira vez que vi picos nevados e conhecer El Chaltén nesse momento me fez querer voltar lá para explorar mais e ver outras trilhas e ficar mais tempo na cidade.

Chorrillo del Salto - Parque Los Glaciares | Argentina

O retorno para Rio Gallegos foi tranquilo, nós ficamos um dia a mais na casa do Guido e depois seguimos viagem, ao sair de Rio Gallegos percebemos que a viagem não seria muito fácil por conta do vento forte e logo nos abrigamos no primeiro posto policial que encontramos, nesse dia também estava chovendo o que jogou nossa sensação de frio lá pra baixo, no posto policial nos foi oferecido um pouco de mate e ficamos ao lado de um fogão a lenha, após algumas horas parou uma pickup eu e o Oscar cogitamos a possibilidade de pedir uma carona e o motorista concordou em nos levar até a fronteira. Chegando lá percebemos que o desembaraço na aduana chilena era algo burocrático e demorado, tivemos que passar por duas filas distintas e preencher alguns formulários, um deles era o formulário informando que estávamos viajando de bicicleta (e triciclo) e aquele formulário atestava que os equipamentos era de nossa propriedade, papeis preenchidos tivemos que abrir nossos alforges para a inspeção de um cão farejador, após todo o tramite não conseguimos sair devido ao vento muito forte, então voltamos a falar com os guardas e pedimos para ficar em algum canto ali, deixaram a gente ficar na sala de espera feita para viajantes de ônibus que ficava ao lado da aduana. Arrumamos nossas coisas em um canto e estendemos os sacos de dormir, lá pelas tantas da madrugada fomos acordados por um guarda que pediu para cedermos lugar para os passageiros de um ônibus, eu e o Oscar recolhemos nossos sacos de dormir e ficamos em um canto aguardando a pessoas aos poucos fazerem seus tramites para seguir viagem.

Mirante na entrada de El Chaltén | Argentina

Naquela manhã devíamos seguir, mesmo com o vento forte, lembro que foi um dos dias mais difíceis para pedalar, fizemos poucas paradas até porque não há muito o que ver nesse trecho, também não existe abrigo do vento, mesmo assim paramos para preparar algo para comer e improvisamos um pequeno abrigo com minha lona presa na bicicleta e no triciclo, enfim chegamos na travessia do Estreito de Magalhães, estávamos cansados e com frio, eu estava feliz de ter chego ali, para mim era um marco da viagem e logo estaria na Terra do Fogo, acredito que para o Oscar foi algo com muito significado, ele estava visivelmente emocionado com os braços abertos como quem tenta abraçar a paisagem a sua frente.

Chegando no Fim do Mundo

Logo chegou a balsa, o pagamento da balsa é feito em um caixa a bordo, ao chegar do outro lado nos demos conta que não chegaríamos em Cerro Sombrero naquele dia, e precisávamos acampar, paramos em um quiosque poucos metros após o desembarque da balsa e perguntamos onde poderíamos acampar, nesse momento conhecemos o Alexei uma dessas pessoas que marcam a viagem por sua generosidade, amizade e bom humor, ele nos ajudou em diversos momentos em nossa passagem pela Terra do Fogo e em Punta Arenas também, mas vou deixar para contar mais nos próximos posts.